Polo de Curtumes

Alagoinhas teve nos anos 50 e início dos anos 70 um setor produtivo na área de curtume, aliada ao trapiche de fumo, que consolidou o município como polo industrial naquela época. Estamos em uma região intermediária entre os grandes pecuaristas e o mercado consumidor. Por uma necessidade social as indústrias calçadistas não se concentraram em Alagoinhas.

Brespel – Instalada há trinta anos no município, possui filiais em Nova Hamburgo (RS) e Franca (SP) e possui investimentos constantes no parque Industrial, além de um volume de produção considerável da ordem de 80 mil peles/mês, com escoamento garantido devido ao comércio internacional. O ambiente para instalação de empresas de calçados é muito promissor, composto por 15 “Curtumes” que geram uma média de 2,5 mil empregos diretos. A principal clientela são as empresas exportadoras de calçados, atingindo através delas, o mercado Europeu, os Estados Unidos e a Ásia com aproximadamente 65% da produção.

Malú Calçados – Gera cerca de 900 empregos diretos e indiretos. A localização da cidade permite grande flexibilidade de sua linha produtiva, permitindo atividade no ramo coureiro e sintético.