SEMAS divulga programação para o Novembro Negro

16 de novembro de 2017, 17:00

A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou hoje a programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da luta contra a escravidão. A efeméride foi incluída em 2003 no calendário escolar e, em 2011, instituída oficialmente por meio da Lei 12.519.

O dia é comemorado em 1047 municípios brasileiros e, embora a capital baiana seja a cidade mais negra fora da África, na Bahia, apenas 3 cidades têm o Dia da Consciência Negra decretados como feriado por lei municipal: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha.

Em Alagoinhas, o feriado é determinado pela Lei 1985/2009, e a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a gestão pública municipal, desenvolve um cronograma de atividades para falar sobre ancestralidade africana, questão racial, legado, cultura e diversidade.

A programação desse ano inclui ações nas comunidades quilombolas Oiteiro, Cangula e Quizambu, com rodas de capoeira, apresentações culturais, sessões de cinema ao ar livre e oficinas de turbante, penteados e maquiagem. O cronograma começa no dia 21, às 8h, no estacionamento da Prefeitura, onde o prefeito Joaquim Neto, a vice-prefeita Iraci Gama e representantes da SEMAS fazem um pronunciamento com a abertura das atividades, que seguem até o dia 29 de novembro.

Confira o cronograma:

Dia 21/11 – 8h – Estacionamento da prefeitura
Abertura Solene
Prefeito: Joaquim Neto
Vice-Prefeita e Secretária da SECET- Iraci Gama
Secretario Municipal de Assistência Social – Alfredo Menezes
Diretora de Repraração- Marizelia Soares
Presidente do Conselho COMPIRIR- Clecio de Oliveira
*Participação dos alunos das Escolas Quilombolas
Entretenimento
9h30 -Aulão Afro, Roda de Capoeira e apresentações culturais;
12h – PAPOEIRA- Com Mestre Brito;
13h – Apresentação do Samba Quilombola Catuzinho e Oiteiro, Banda de Reggae e Hip Hop.
14h – Encerramento.

Dia 22/11 – Comunidade Quilombola Oiteiro
14h às 17h – Ação Quilombola
*Apresentação de Samba.
*Oficina Afro.
*Cinema Quilombola.

08h às 12h – Tambores na Central de Abastecimento.

Dia 27/11 – Comunidade Quilombola Cangula
17h às 19h – Ação Quilombola