Resgate cultural
  Primeira micareta estadual, o Alafolia 2013, promove o resgate cultural da festa

Fotos / Amilton André - SECOM

Três dias de festa, cerca de 240 mil pessoas, mais de 50 atrações, participação popular e inclusão social. Os dados comprovam que a primeira micareta da Bahia, o Alafolia 2013, se consolida como um marco na história da cidade. Realizada pela Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), a festa foi realizada com os requisitos fundamentais de manifestação popular: paz, segurança e alegria.

Grandes atrações se apresentaram nos três dias da micareta. A abertura oficial da folia aconteceu na sexta-feira, 05, com a banda Chiclete com Banana. Com uma mistura de ritmos a festa teve uma diversidade musical que percorreu desde o axé, passando pelo pagode baiano, arrocha e músicas infantis. A participação das bandas locais comprovou o resgate cultural e a valorização dos chamados “filhos de Alagoinhas”. Bandas como Harmonia do Samba, Psirico, Filhos de Jorge, Pablo, Luís Caldas, Tomate, Os Turunas, D’Bonné, Mangaba Ligth,  e a cantora Ivete Sangalo, que retornou à cidade após 12 anos, fizeram a alegria do povo.

Uma festa em família e com inclusão social. A arquibancada popular e o camarote para portadores de necessidades especiais proporcionaram um momento único para crianças, adultos e idosos que assistiram a festa de um lugar “privilegiado”. As pulseiras da arquibancada popular foram revertidas em latas de leite que serão entregues ao asilo dos idosos da cidade. Já o camarote para portadores de necessidades especiais teve acesso gratuito e garantiu a participação e a inclusão das pessoas na festa.

ALBERGUE - O Albergue Infantil é um dos projetos sociais de maior visibilidade durante o Alafolia. Executado pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS) o Albergue abrigou os filhos de ambulantes que atuaram no Alafolia. No local, 132 crianças receberam alimentação, espaço para brincar, dormitório, videotecas e animação. Nos três dias de festa eles tiveram acompanhamento médico e de enfermeiros (24 horas), psicólogos, assistentes sociais e animadores. No domingo, as crianças abrigadas no Albergue Infantil participaram do Trenzinho da Alegria que contou com muita música e animação.

SEGURANÇA - Os índices de violência ficaram abaixo dos registrados no ano de 2012. Uma atuação conjunta das Polícias Civil e Militar e um efetivo com mais de dois mil homens garantiram a segurança da festa. A Guarda Municipal protegeu os patrimônios públicos e o Camarote Oficial. O Corpo de Bombeiros esteve apostos nos resgates de pessoas que se sentiram mal e na fiscalização da montagem dos camarotes. O Juizado de Menores e o Conselho Tutelar retiraram durante a festa crianças que circulavam sozinhas nas ruas ou realizando trabalho infantil.

AMBULANTES, LIMPEZA e TRÂNSITO - Os ambulantes cumpriram as determinações da Prefeitura e atuaram nos locais preestabelecidos. A limpeza das ruas foi outro ponto positivo da festa. Logo após o último trio passar pela avenida, a equipe montada pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) realizou a varrição das ruas e a lavagem, deixando o espaço preparado para a rotina normal do dia seguinte. O trânsito foi organizado pela Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), não havendo problemas no cumprimento dos horários de ônibus e taxis.

No Camarote da Imprensa, os principais veículos de comunicação regional e do estado fizeram a cobertura da folia. As emissoras de TV Subaé e a Record realizaram a cobertura dos três dias de festa. As rádios e sites locais e regionais utilizaram a estrutura do camarote para transmitir ao vivo o Alafolia. Toda a cobertura oficial foi realizada pela Secretaria de Comunicação (SECOM).

A SECEL responsável pela organização da festa começa ainda essa semana os preparativos para o Alafolia 2014 através de reuniões com os setores específicos da festa.

26/01/2015 - Camelódromo
  Ambulantes começam a ser remanejados em Alago
26/01/2015 - Matrículas
  SEDUC preparada para as matrículas do Ensino