Diretores e servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas participaram, na noite de ontem (21), no Hotel Aster, do Lançamento do Planejamento Estratégico de Gestão 2017-2020.
O Plano é uma organização de metas, iniciativas e diretrizes do que a prefeitura planeja realizar até o final do mandato. Ele garante transparência na gestão, mais eficiência na entrega de resultados e, segundo o prefeito Joaquim Neto, muitas dessas metas apresentadas no documento, já estão sendo executadas ou têm previsão de entrega ainda em 2018.
Alagoinhas passa a ser a primeira cidade do interior da Bahia a elaborar um Planejamento Estratégico de Gestão com participação popular, através de consultas públicas. O Plano foi coordenado pelo Secretário Tacio Lobo – e sua equipe na Secretaria de Planejamento -, tem colaboração de todas as secretarias e autarquias do município e está disponível através dos sites alagoinhas.ba.gov.br e planejamentoestrategico.alagoinhas.ba.gov.br.
Segundo a Diretora Geral do SAAE, Maria das Graças Reis, dentro do Planejamento Estratégico, as ações do órgão estão focadas em erguer o SAAE, liquidar as dívidas adquiridas na gestão anterior e garantir que os investimentos em saneamento voltem a ser executados com recursos próprios.
Atualmente, o SAAE está executando um recurso de 23 milhões com obras do PAC 1, PAC2 e Saneamento Para Todos. São 9 mil famílias beneficiadas diretamente. Para 2018, a autarquia conseguiu aprovar um recurso de mais de 6 milhões pelo Avançar Cidades, programa do Ministério das Cidades, para obras de saneamento básico e está em busca de novos recursos para investir na qualidade e ampliação do serviço para a população.