“Uma demanda muito positiva. Recebi essa solicitação referente ao empréstimo exterior para Alagoinhas e vou fazer o possível para que isso seja resolvido aqui junto ao Ministério da Fazenda. Espero ajudar o prefeito e, consequentemente, toda a população de Alagoinhas”, foram com essas palavras que o vice-presidente da República Michel Temer garantiu empenho na liberação dos recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) ao prefeito Paulo Cezar e ao deputado federal Paulo Azi.
A reunião realizada nessa segunda-feira, 11, em Brasília, também contou com a presença do secretário municipal da Fazenda Renato Almeida. O município aguarda a liberação de recursos, para obras de Infraestrutura, através do Governo Federal.
Ao todo, serão U$$ 11,5 milhões de dólares. “Volto para Alagoinhas com a certeza de que estamos muito próximo de receber esses recursos. O país passa por um momento atípico, onde há a necessidade de ajustes financeiros por todas as esferas do poder. Porém, esses recursos são fundamentais para que a gente possa garantir a continuidade do nosso desenvolvimento, o crescimento do município. Queria agradecer a recepção do vice-presidente Michel Temer e ao deputado Paulo Azi pela agenda”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.
O deputado Federal Paulo Azi reiterou o empenho do prefeito para garantir essa demanda e reafirmou o compromisso dele com Alagoinhas. “O prefeito Paulo Cezar teve a oportunidade de relatar ao vice-presidente esse macro projeto. Ele, Michel Temer, demonstrou total interesse em resolver essa liberação e não tenho dúvida de que está muito perto de se tornar realidade”. Ainda segundo o deputado “Essa é a nossa obrigação de defender os interesses da cidade. O prefeito e toda a equipe pode sempre contar conosco”, finalizou.

SONY DSC
Os recursos serão destinados às obras que já foram aprovadas, não havendo condições de que sejam encaixadas em novas intervenções. Terá a construção de quatro avenidas estruturantes, mais a ligação entre a Rua Santos Dumont com a 13 de Junho; também haverá a ligação da Rua Renato Bittencourt à praça da Prefeitura; a construção de uma ponte sob o Rio Catu; a ligação entre a Avenida Ayrton Senna e a Paulo Afonso; a Estrada do Caminhoneiro, que é a ligação entre a Avenida Joseph Wagner e o Mangalô.
Também haverá intervenções em vários bairros entre eles Alagoinha Velha, Alagoinhas IV, Novo Horizonte, Parque Avaí, Cavada e Jambeiro, atingindo 170 ruas. Estão confirmadas a revitalização das praças J.J. Seabra e Ruy Barbosa e um completo estudo ambiental na Lagoa da Feiticeira.
O crédito externo será desembolsado em 36 meses, a partir da assinatura do contrato, e os recursos serão amortizados em 24 prestações semestrais, consecutivas. A primeira parcela vencerá 42 meses após a data de assinatura do contrato. Os recursos serão destinados às obras que já foram aprovadas, não havendo condições de que sejam encaixadas em novas intervenções.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM