Instagram
Facebook
YouTube

Problemas técnicos em sistemas nacionais interrompem CadÚnico


20 de janeiro de 2015, 17:00

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), responsável pelo cadastramento de munícipes visando os benefícios sociais do governo federal, não está realizando essa tarefa devido a indisponibilidade do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e também do Sistema do Cadastro Único (CadÚnico). A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, informou que o Sibec e o CadÚnico apresentam problemas técnicos nos servidores da Caixa Econômica Federal (CAIXA), responsável pelos sistemas, desde segunda-feira, 19.

O comunicado também informa que a Senarc já solicitou à Caixa Econômica Federal (CEF) que o funcionamento seja restabelecido o mais rapidamente possível. O cadastramento para o Bolsa Família e demais benefícios sociais, entre eles o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec, são realizados pela SEMAS, situada à Rua Severino Vieira 1707 – Centro.

O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é a ferramenta responsável pela administração dos benefícios financeiros do Programa Bolsa Família. O sistema é disponibilizado pela CEF e permite que os gestores do PBF tenham acesso à informação dos beneficiários por meio de senha individualizada.

O Sibec permite ao usuário realizar consultas e fazer bloqueios, desbloqueios, cancelamentos e reversões de cancelamento; ver relatórios sobre a situação dos benefícios de uma família; consultar as listas de famílias beneficiárias de um estado ou município; acessar o calendário de pagamentos do PBF e acessar documentos e orientações necessários para habilitar outros usuários.

Já o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos. O cadastro permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo