Uma cidade sustentável que englobe o desenvolvimento econômico e social. É dessa forma que Alagoinhas foi beneficiada através de um projeto apresentado à União Europeia (UE), no qual foi vencedora de um processo seletivo e conseguiu investimentos para a elaboração de projetos sustentáveis. Todo o trâmite foi apresentado na manhã dessa quarta-feira, 04, ao prefeito Paulo Cezar e a secretários municipais pela AVSI – Organização Não Governamental (ONG) que será responsável pela pesquisa, diagnóstico, elaboração do projeto e execução.
O projeto vai ajudar o município a definir estratégias e formas para criar novas parcerias com setores públicos e privados e do terceiro setor. O projeto começa em 16 de março de 2015. A UE é financiadora dessa iniciativa, ou seja, ela está doando os recursos para a Prefeitura de Alagoinhas que participa com uma contrapartida. “Fomos buscar essa parceria pensando de que forma podemos melhorar o que tange à saúde, educação, infraestrutura, esportes, cultura e lazer da nossa população. Primeiramente eles vão avaliar as regiões que estão no entorno da nossa ‘antiga’ base industrial (Cruzeiro dos Montes e Jambreiro) e a nova área industrial que está consolidada”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.
A primeira etapa é fundamental. Trata do conhecimento e realidade de Alagoinhas (estudos/pesquisas). A ONG vai ajudar no projeto, mas o município é o protagonista da história. Atualmente, o grande tema da cidade sustentável envolve o setor privado. Alagoinhas possui muitas indústrias instaladas na cidade e o projeto visa estreitar esses laços entre o público e o privado para investimentos sociais.
“Vamos fazer isso através de um plano de estratégia de atração do setor privado, mas também utilizando regras que existem no Brasil de incentivos fiscais. Portanto, o nosso objetivo é um diálogo muito forte com o setor privado para através de uma estratégia de desenvolvimento envolvê-lo como atores/protagonistas”, ressaltou Fabrizio Pellicelli diretor geral da AVSI Brasil.
Esse projeto envolve secretarias como as da Educação (SEDUC), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Fazenda (SEFAZ), além de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN). Já estão agendadas novas reuniões para que sejam apresentados os detalhes do projeto. Nos dias 11 e 12 de março, a ONG vai apresentar o projeto para uma comissão que será formada por representantes de cada secretaria.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM