Instagram
Facebook
YouTube

Conferência Municipal discute o direito da Criança e do Adolescente


25 de maio de 2015, 18:00

“Criança tem direito a se alimentar, criança tem direito a se educar, criança tem direito a se respeitar”. Cantada por crianças do grupo Menina Flor, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 25, no plenário da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, a VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, com o tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança”.

cmdca2

Segundo o secretário de Assistência Social (SEMAS) Márcio Gomes, empossado na última quinta-feira, 21, a expectativa é dar continuidade aos projetos em andamento com a mesma qualidade e comprometimento que vêm sendo executados. “A equipe está toda organizada e para esta conferência contamos com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)”, declarou o novo secretário.

cmdca3

O encontro congregou instituições ligadas ao segmento, escolas, universidades, Guarda Municipal, lideranças, vereadores e secretários municipais. Para a presidente do CMDCA Ludmila Fiscina, as crianças e os adolescentes, presentes também na Câmara, são à base da sociedade. “É importante que eles estejam juntos com a gente. Tentamos trazer tanto a criança quanto a família, além de instituições como a Pestalozzi, a Fundação do Caminho e a Pastoral do Menor para que todas possam agregar na formulação de propostas”.

cmdca4

Alunos do nono semestre de enfermagem da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) acreditam que a participação nas discussões contribui para a formação acadêmica. Para Ana Paula Gonçalves Rodrigues, a vivência com outros estudantes e profissionais da área agrega conhecimento e experiência no currículo. Já para a Ana Paula Costa todo tipo de informação é importante e bem vinda. “Inclusive algumas pessoas questionaram a nossa participação, já que somos do curso de enfermagem e não há nenhuma linha que fala da saúde. Eu acho que não tem nada a ver. É importante a gente participar, porque em toda profissão você tem que ter conhecimento de tudo e nós atendemos a esse grupo de crianças e adolescentes”, justificou.

cmdca5

O evento segue durante todo o dia com a discussão dos cinco eixos temáticos no período da tarde. Formaram a mesa de abertura, o secretário do Governo, João Rabelo, o presidente da Câmara Roberto Torres, o secretário da SEMAS Márcio Gomes, a sub-secretária Selma de Jesus, o diretor de Inclusão Social da SEMAS, Camilo Vila-flor, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ludmila Fiscina, Ivone de Castro, presidente da Pestalozzi e representante das entidades envolvidas.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo