Saberes compartilhados, aprendizado e resultados efetivos para os alunos: Escola Amando Alves de Azevedo completa 50 anos de atividade em Alagoinhas

12 de dezembro de 2018, 16:32

Com apoio do poder público municipal, educadores da Escola Amando Alves de Azevedo reuniram, nesta quarta-feira (12), alunos, pais, professores, funcionários, ex-funcionários e membros da comunidade local para uma atividade comemorativa dos 50 anos de funcionamento da unidade escolar no município.

“Queremos comemorar a vida dessa escola que começou há 50 anos, na casa do senhor Manoel Batista que, preocupado em ofertar estudos para seus muitos filhos, trazia e abrigava professora Roquita, de Riacho da Guia, para lecionar em sua casa. Ele era irmão de Amando Alves. Tempos depois, a escola começou a funcionar na casa de professora Altamira, também moradora da região. Com a demanda de alunos aumentando e, por conta da amizade entre senhor Amando e Judélio Carmo, surgiu o interesse em construir o prédio escolar, daí a doação do terreno onde funciona a unidade de ensino atualmente”, explicou Margarida Gomes dos Reis, diretora da escola, que há 17 anos trabalha na unidade.
Na ação comemorativa, alunos da escola se apresentaram e prestaram homenagens à equipe escolar da Amando Alves de Azevedo, que atende atualmente a 103 estudantes da pré-escola ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino.

Para o subsecretário Jean Afonso, da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), as bodas de casamento entre a escola e a comunidade representam não apenas a união de esforços para oportunizar um ensino de qualidade às crianças, mas enfatizam a história de amor, carinho e atenção com o outro que continua rendendo resultados efetivos para a comunidade. “Temos apenas 30 anos desse prédio construído, mas há 50 anos essa história começou. Nós somos aquilo que nós produzimos e que nós construímos. A trajetória de S. Amando, 41 anos depois da sua morte, deixa isso muito claro ainda hoje”, enfatizou.

A vice-diretora da unidade, Daiana Oliveira, ressaltou que perpetuar uma escola pública e vê-la completar 50 anos não é tarefa fácil, e lembrou que a Educação deve ser valorizada em todos os sentidos. “A referência do serviço público que a gente tem no Km 19 – assim como em outras áreas rurais de Alagoinhas – é a escola. Não é um patrimônio do secretário, do subsecretário, nem de professoras. É um patrimônio da comunidade, que tem que ser valorizado, reconhecido e mantido”, afirmou.

O secretário municipal de educação, Tácio Lobo, destacou que a Escola Amando Alves de Azevedo, localizada no Km 19, que iniciou oficialmente as atividades a partir da doação de um terreno, mas cuja raiz é ainda anterior a isso, quando o ensino-aprendizagem acontecia dentro das casas dos moradores da zona rural, foi uma das unidades que alcançou a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), da Prova Brasil, na última avaliação. “Apesar de todos os suportes que ainda são necessários, esse resultado evidencia a dedicação, o comprometimento, o empenho, o trabalho realizado. É um dia histórico. Precisamos acreditar, todos os dias, que todos os alunos podem um pouco mais. Educação se faz com essa parceria, com família, escola, poder público e comunidade”, pontuou o gestor da pasta.

Para Eigiane Cruz Santos, que iniciou os estudos na Escola Amando Alves de Azevedo e agora vê os 2 filhos, de 5 e 12 anos, também passando pela unidade em que foi alfabetizada, é uma parceria positiva. “Eu já estudei nessa escola. Minha filha foi aluna. Eu comecei com 4 anos nessa escola. Hoje eu tenho 29 e, pra mim, isso aqui foi fundamental. Antigamente, não tinha esse transporte que tem agora, então ter essa escola aqui na comunidade sempre foi muito importante. Muitas mães, se não tivessem o acesso a essa escola aqui, teriam dificuldades. Eu estudei aqui, sei como é o ensino, vejo o desenvolvimento do grupo escolar, então ver essa comemoração 50 anos é muito bom. Quando as aulas do meu filho começaram passou um tempo e, 3 meses depois, ele estava na parede de casa riscando o nome dele. Eu nem sabia que ele tinha aprendido o nome. Quando você percebe seu filho colocando o nome na parede, você vê que é proveitoso levá-lo para a sala de aula, onde a professora vai incentivar a leitura. Isso, pra mim, é gratificante: saber que meu filho está na sala de aula, saber que ele está aprendendo”, revelou a moradora.

A comemoração contou ainda com a participação de representantes da Associação de Moradores e os envolvidos na organização das homenagens promoveram uma grande confraternização.

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informou que reconhece a importância do trabalho realizado na unidade e comunicou que a previsão, para o próximo ano, é de que essa e outras escolas sejam reformadas pela Administração Pública Municipal, que tem investido na estrutura física como mais um vetor de apoio ao aprendizado do aluno.

Confira as fotos:
SEDUC - Cinquentenário da Escola Municipal, Amando Alves Azevedo