Encenação lúdica para as crianças, dinâmicas e brincadeiras como caminho para o aprendizado. Foi utilizando ferramentas como teatralidade, performances e dinâmicas coletivas que a Prefeitura promoveu, na manhã da última quinta-feira (21), uma ação de conscientização na Escola Municipal Eraldo Tinoco.
Na iniciativa promovida em decorrência do Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, balões se tornavam perguntas sobre consumo consciente, lápis se transformavam em personagens e personagens davam vida, em cena, a reflexões sobre meio ambiente, preservação dos recursos hídricos e sustentabilidade.
A ação integrada, que buscou na ludicidade a forma de dialogar com os alunos, partiu do projeto “Alagoinhas 3+”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), e também do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que promoveu um “game da água” junto aos estudantes de turmas do 2°, 3° e 5° ano.

Foto: Ana Maria Simono
“A intenção foi trabalhar com as crianças a importância da água. A proposta era chamar a atenção sobre o consumo consciente. Trouxemos uma encenação para que os alunos pudessem participar de maneira efetiva, entendendo a responsabilidade de cuidar da água. Essa dinâmica faz parte do programa Alagoinhas 3+, mais especificamente do projeto Floresta Escola, em um formato de trabalho realizado com a comunidade escolar que culmina em uma ação – já conhecida pelo município – de restaurar o ambiente físico. Antes da transformação física se efetivar, no entanto, fazemos o “trabalho de formiguinha”, com palestras, formação dos professores durante todo o ano, atividades desenvolvidas junto aos estudantes”, pontuou a ecóloga Arivânia Santos, da SEDEA, que idealizou a ação.
Segundo o coordenador de tratamento de água do SAAE, Adriano Almeida, que se uniu aos alunos para um bate-papo, a iniciativa fez parte da busca contínua por despertar a consciência das crianças quanto aos problemas ambientais. O intuito, de acordo com ele, é de que elas não apenas coloquem em prática o aprendizado, como também incentivem comportamentos profícuos, tornando-se multiplicadoras em potencial das práticas sustentáveis.
“É uma iniciativa pensando no futuro. Essas crianças que estão aqui serão adultos e formadores de opinião também, porque eles levam essa informação para casa e conduzem, conversam com a família e com os conhecidos. É uma forma de multiplicar. Inicialmente, aqui, para a atividade, pensamos no uso racional da água, um tema bastante pertinente para alunos dessa idade, e é também uma forma de mostrar um pouco do nosso trabalho, no SAAE, informando que a distribuição é feita com um tratamento adequado”, afirmou Almeida.

Foto: Ana Maria Simono
Mesclando conhecimento técnico com uma linguagem simples, metodologias da educação, conceitos da área ambiental e práticas de promoção à saúde, a ação desta quinta-feira faz da integração e da transversalidade uma forma de estabelecer práticas coerentes, facilitando o aprendizado das crianças no que compete à educação ambiental por meio de atividades de campo supervisionadas.

Foto: Ana Maria Simono
O secretário de desenvolvimento e meio ambiente, José Edésio Cardoso, participou da atividade educativa e ressaltou a importância de trabalhar, desde cedo, temas como preservação, revitalização dos corpos hídricos e arborização. O secretário de educação, Tácio Lobo, também acompanhou de perto a iniciativa e ressaltou a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem.

Foto: Kekeu/SECOM

Foto: Kekeu/SECOM
Para a diretora da Escola Eraldo Tinoco, Railda Valverde, a ação traz reflexos positivos. “Quando todos fizerem isso que fizemos aqui, estaremos bem. Três secretarias em prol da educação e a educação pelo cuidado com o planeta”, comentou durante a atividade.
A aluna Vitória Vikky, do 5° ano, aprovou. “Eu gostei da apresentação. Estão de parabéns. Eles ensinaram a gente a não poluir a água”, revelou. Manuela Santos também gostou da iniciativa. “Aprendi como cuidar da água”, disse a estudante.

Foto: Ana Maria Simono
A previsão, segundo a SEDEA, é de que novas ações sejam realizadas e levadas também a outras escolas do município, não apenas em datas como o “Dia da Água”, mas durante todo o ano.
Em 2019, o projeto “Floresta Escola” deve contemplar alunos de 5 unidades escolares que serão assistidos pela equipe técnica do Programa Alagoinhas 3+.
O SAAE informou que, nesta quinta-feira (21), além da ação na escola Eraldo Tinoco, promoveu atividades também na unidade de ensino Péricles Magalhães, em Riacho da Guia.

Foto: Ana Maria Simono