Um ‘mar’ branco de pessoas caminhou pelas ruas do Bairro Santo Antônio no último sábado, 13. A caminhada fez parte da Primeira Lavagem da Paz, promovida por adeptos da religião de matriz africana. Idealizada pela Associação da União de Terreiros Religiosa de Matriz Africana (Auterma), a lavagem contou com membros do Samba de Roda do Buri e Grupos de Capoeira de Angola.
Durante toda a manhã cerca de 100 pessoas, todas paramentadas e vestidas de branco, levaram a mensagem da paz pelas ruas do Santo Antônio. Além do pedido de paz, a ação serviu para valorizar e fomentar as atividades culturais das comunidades tradicionais de matriz africana. Líderes do candomblé, baianas, pai e filhos de santo proporcionaram um espetáculo de cultura e religiosidade.
Para Dulce Bispo, uma das organizadoras da lavagem, o evento foi um sucesso. “Conseguimos a adesão de toda essa gente. Para nós é fundamental esse reconhecimento e participação. Passamos uma mensagem de paz e de valorização da nossa fé. Queria agradecer a todos os envolvidos, a Prefeitura pelo apoio e ao secretário de Assistência Social Márcio Gomes por disponibilizar a equipe em prol do evento”, concluiu.
Depois da programação houve uma confraternização no com feijoada. Devido ao sucesso da caminha, já está sendo programada uma nova edição para 2016.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM