Estádio Antônio Carneiro (Carneirão), nas praças Rui Barbosa, do Oito e Rio Branco. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou na manhã desta quinta-feira, 18, nestes locais, ação educativa de assistência social aos moradores de rua.
Segundo o secretário da SEMAS Márcio Gomes, a pedido do prefeito Paulo Cezar, a cobrança tem sido ostensiva sobre a questão dos moradores de rua. “Hoje estamos fazendo uma ação emergencial, para tentar amenizar essa situação. Estamos com uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais, fazendo intervenções nestes locais, para conhecer cada um desses moradores e ver a situação deles”, explicou o secretário.
Muitas vezes são andarilhos, essas pessoas são orientadas a ir até a SEMAS, para providenciar retirada de carteira de identidade ou ser encaminhadas para os municípios ou estados de origem. “Às vezes, eles estão nessa situação por problemas familiares, emocionais. Temos que ter todo esse cuidado. O caminho não é colocá-los dentro de um carro e levá-los para qualquer lugar. Precisamos olhar antes de tudo pela pessoa, esse é nosso objetivo, cuidar do ser humano, ver a situação de cada um deles, para poder tentar amenizar esse sofrimento”, falou o secretário.
Ainda segundo ele, A SEMAS tem dentre os seus projetos, a implantação do Centro POP e o Centro de Acolhimento ao morador de rua, para cuidado e assistência, promovendo higiene, alimentação. O secretário Márcio Gomes diz estar empenhado para a instalação desse espaço ainda este ano.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar participam da ação, não para abordagem e apreensão e, sim, para garantir a segurança tanto dos próprios moradores, quanto da equipe que realiza as visitas. Para A subsecretária Selma de Jesus a atuação é realizada com muita cautela. “Porque eles têm o direito de ficar na rua. A gente realiza essa busca, pede que eles venham à SEMAS, mas tudo depende da vontade deles”, finalizou.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM