Enfermeiros do Hospital Maternidade participaram, nesta quarta-feira (28), de uma capacitação de reanimação neonatal ministrada pela enfermeira obstetra Eloisa Bacelar, especialista em Neonatologia e representante do Conselho Fiscal ABENFO/BA.
Com atividades teóricas e práticas, a capacitação tem, como foco, preparar profissionais para o atendimento qualificado, rápido e preciso no primeiro minuto de vida do recém-nascido.
Em dados gerais, um em cada dez recém-nascidos, no Brasil, precisa de ajuda para respirar. Os números mostram que cerca de 300 mil recém-nascidos por ano, no país, necessitam ser auxiliados e, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o atendimento rápido e eficaz nos primeiros sessenta segundos na vida do ser humano pode ser decisivo.
Na Maternidade de Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) busca, através de capacitações e atualizações contínuas, otimizar o atendimento.
O treinamento ministrado nesta quarta-feira, aos enfermeiros, incluiu passos iniciais da reanimação neonatal, ventilação com pressão positiva e reanimadores manuais, além de procedimentos como massagem cardíaca.

Foto: Divulgação
“Estamos programados para uma agenda mensal de capacitação dos nossos profissionais. Acredito muito na educação permanente, além da promoção de encontros para fortalecer o vínculo da equipe. As capacitações que geram reflexos na ponta, para quem é atendido, tem sido uma das exigências da secretária Rosania Rabelo e do prefeito Joaquim Neto”, afirmou a diretora da Maternidade, Monalisa Oliveira, que salientou o compromisso da gestão na busca incansável do município em oferecer, à população, um serviço qualificado, conforme preconizam as políticas instituídas.
Confira as fotos:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação