A Comissão interinstitucional de mobilização, prevenção e controle da Dengue e da febre Chikungunya está realizando uma série de palestras em instituições públicas e privadas, visando o combate ao mosquito Aedes aegypti causador de doenças e responsável pela elevação do índice de infestação em Alagoinhas.
Desta vez, a palestra foi realizada na Associação de Moradores do Jardim Pedro Braga e contou com a participação da equipe de Educação de Combate às Endemias da Vigilância em Saúde. Foram abordados os seguintes assuntos: o ciclo evolutivo do mosquito, medidas de prevenção e tratamento das doenças.
As palestras fazem parte das ações de intensificação contra a proliferação do mosquito que estão sendo realizadas por todo o município. Incluem visitas domiciliares feitas pelos agentes de endemias, caminhadas, mutirões, panfletagem em eventos e semáforos, tratamento nos rios, lagos e lagoas, entre outros.
De acordo com a presidente da Comissão Rusely Almeida, nos últimos dias os índices de infestação do mosquito têm aumentado muito em diversas localidades como: Santo Antonio, Teresópolis e Barreiro. “A vigilância epidemiológica tem buscado investir em ações efetivas de combate, mas a conscientização da sociedade ainda é a melhor forma de prevenção. Estamos trabalhando, fortemente, para que todos entendam que o controle da dengue depende da colaboração da população. A dengue, chikungunya e Zika podem causar danos irreparáveis à saúde e à vida das pessoas”, declarou a presidente.
Integram a Comissão representantes das secretarias de Serviços Públicos (SESEP), Infraestrutura (SECIN), Educação (SEDUC), Comunicação (SECOM), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Procuradoria Jurídica (PROJU) e Governo (SEGOV).
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM