Como parte da Semana Nacional de Trânsito, foi realizada nesta terça-feira, 22, nas mediações da Praça Rio Branco, uma simulação de um acidente de trânsito envolvendo veículo de passageiro e trem. A simulação foi uma ação conjunta entre superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e Ferrovia Centro-Atlântica – FCA/VLI.

Foto: Amilton André – SECOM
De acordo com o superintendente da SMTT Anderson Baqueiro a iniciativa é de grande importância para sensibilizar as pessoas, os condutores principalmente, sobre os cuidados que devem ser tomados ao cruzar uma linha férrea. “A preferência deve ser do trem porque o transporte ferroviário tem uma mínima condição de frenagem”, ressaltou. Ainda segundo ele, essa é uma das ações dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito.

Foto: Amilton André – SECOM
O analista de Segurança Operacional da FCA/VLI, Eliezer Batista, explicou que o trabalho visa conscientizar a população para a gravidade de um acidente e chamar a atenção para uma ocorrência dessa natureza. “O nosso objetivo é a prevenção, e trabalhar no sentido de que as pessoas estejam atentas à Cruz de Santo André na aproximação da passagem de nível (cruzamento de linha férrea), e que só façam a travessia quando estiver em total segurança”. Ele acrescentou que atualmente tem tido registros de ocorrências no corredor Minas/Bahia.

Foto: Amilton André – SECOM
Simone Oliveira Coordenadora do SAMU destacou que a ação é de alto impacto, porque esse tipo de acidente está ocorrendo em outras localidades. “Foi uma experiência nova para estarmos preparados caso ocorra uma situação parecida geramos um atendimento de qualidade”, afirmou acrescentando que o serviço possui um grau de importância em qualquer ocorrência. “O apelo que a gente faz é na condição de medidas preventivas e nesse caso, precisamos da participação da população, de cada cidadão”, frisou.
A Semana do Trânsito faz parte do calendário nacional e foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, pela Lei 9503/97, artigo 326, visando à promoção de um trânsito mais humano e solidário. Em Alagoinhas segue até o dia 27 do mês corrente com passeio ciclístico.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM