Neste sábado, 26, é o Dia Nacional dos Surdos. Em Alagoinhas, a Escola Comunitária Nova Esperança (ECNE), há 28 anos, atuando com alunos do 1º ao 5º ano, portadores de necessidades especiais, preparou uma série de atividades em homenagem à data. Para a secretária da SEDUC Lúcia Almeida, a educação especial tem a mesma importância da educação regular. “Os alunos participam de todas as atividades pedagógicas, dos projetos, das ações internas lúdicas construídas no planejamento escolar com o acompanhamento de um interprete”, explicou.

Foto: SEDUC
A professora Claudine Santana, destaca que vários alunos da ECNE, hoje, cursam o Ensino Médio. “Outros estão na faculdade ou exercem alguma função no mercado de trabalho no município, o que traz para a unidade escolar muito orgulho”, declarou a discente que se diz apaixonada pelo trabalho que realiza junto a estas crianças.
O Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação (SEDUC) executa ações em várias frentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto na sede, quanto na área rural. “Acompanhamos o desenvolvimento escolar e humano dos alunos através de visitas, construção de relatórios e atendimentos com uma equipe de profissionais de educação especializada”, esclareceu a secretária Lúcia Almeida.
Criada pela Lei nº 11.796/2008, o Dia Nacional dos Surdos trouxe avanços importantes na inclusão social de portadores dessa deficiência como o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na ambiência escolar. É, principalmente, por meio da linguagem de Libras e também da leitura labial, que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM