Conselheiros, sociedade civil, representantes de comunidades e lideranças participaram na noite desta segunda-feira, 28, da reunião do Orçamento Participativo (OP). O encontro promovido pela Prefeitura aconteceu no Salão Verde e discutiu assuntos relativos à infraestrutura da cidade com a presença da secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes.
Frente às demandas das 12 regiões representadas pelos conselheiros e na presença do diretor de Participação Popular Walter da Silva Almeida, a secretária respondeu a todos os questionamentos direcionados à pasta da SECIN.

Foto: Helane Aragão – SECOM
Entre as solicitações, asfalto e tapa buracos foram os assuntos mais recorrentes. “Atrasamos um pouco as obras, por conta do período chuvoso e reiniciamos duas que foram solicitações do OP. A Primeira Travessa Santo Antônio já está recebendo asfalto e na Santa Catarina estamos terminando meio-fio e drenagem para já cair asfalto também”, explicou aos presentes.

Foto: Helane Aragão – SECOM
Ainda segundo ela, frentes de trabalho também estão no Ferro Aço, na Domingos Veloso e São Isidoro, atendendo às reivindicações do grupo. “A solicitação foi de duas ruas e a Prefeitura está executando seis nessa localidade, juntamente com a Rua da Linha e a pavimentação da Marechal Floriano”, esclareceu. Após finalizar os trabalhos, as equipes dessas duas frentes serão remanejadas para outros locais. “Está tudo programado”, declarou. No cronograma: duas transversais da Manoel Vitorino, três ruas no Parque Moreira, Estrada da Baixa da Candeia, Alto do Corte, quatro ruas na Alagoinhas Velha (Rua Feia e suas transversais, a principal que vai da Aparecida até a Rua São Paulo, o trecho da 8 de Dezembro e os trechos das ruas principais que estão danificados de Alagoinhas IV).
Outros temas foram abordados como a construção de uma passarela de pedestre no Mangalô, tapa buracos, já em execução, em algumas regiões emergenciais como: Baixa do Corte, transversais do Mangalô, Vila São Roque, seguindo para o Novo Horizonte, o Restaurante Popular (SEMAS) e esgotamento sanitário no Barreiro (SAAE). Luis Cezar, representante da região quatro comemorou o asfaltamento na Rua Santo Antônio e na Santa Catarina. “Quero parabenizar os conselheiros por essa conquista que não é só da comunidade Santo Antônio. Ela é de todos nós. Porque nós estamos aqui no dia-a-dia. Eu quero agradecer de coração aos conselheiros que trabalharam junto comigo”, disse.
As 12 regiões do Orçamento Participativo são: Alagoinhas Velha, Jardim Petrolar, Santa Isabel, Barreiro, Rua do Catu, Santa Terezinha, Praça Kennedy, Centro, Riacho da Guia, Sauípe, Narandiba e Boa União. O encontro faz parte do cronograma do OP que tem como finalidade planejar, fiscalizar e deliberar sobre o orçamento de 2013 a 2017, no qual, eventualmente, recebe um secretário municipal para apresentar um relatório das solicitações realizadas durante as reuniões do Conselho. O grupo volta a se reunir no dia 26/10, às 17h, no mesmo local.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM