Povo de santo, lideranças de Catu, Santo Amaro, Feira de Santana, Inhambupe, Pojuca, Aramari, Entre Rios, São Sebastião do Passé, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas e Salvador.

Foto: Amilton André
Secretários, vereadores e representantes de Conselhos Municipais, Núcleo Regional de Educação, Polícia Militar e Ministério Público. Todos unidos durante o primeiro encontro da Religião de Matriz Africana de Alagoinhas que aconteceu neste domingo, 08, no Centro de Cultura para discutir políticas públicas para o segmento.

Foto: Amilton André
O presidente da Federação Nacional do Culto Afrobrasileiro (Fenacab) Aristides Mascarenhas, que na oportunidade lançou o livro “A Raiz do Ilé Asè Apô Ajagunã” com linguagem acessível e muita simbologia.

Foto: Amilton André
“Eu sou homem de santo, iniciado, com muito orgulho. O Povo de Santo precisa de mais. Não do prefeito, do governador e do poder público. Precisamos nos unir, nos valorizar e nos assumir. Só assim teremos força política para implementar as mudanças que tanto precisamos, queremos e lutamos”, finalizou.

Foto: Amilton André
O coordenador regional e organizador do encontro Jadson Torres agradeceu a presença do público que estava na plateia. “Estamos trabalhando muito em parceria com a Prefeitura, como foi a Feira de Saúde que aconteceu este ano”, disse. “O microfone está à disposição para qualquer pessoa que queira discutir propostas e reconhecemos o trabalho de tanta gente importante nessa nossa caminhada através do Troféu Axé Bahia”, afirmou.

Foto: Amilton André
A secretária de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes, representando o prefeito Paulo Cezar, técnicos da secretarias de Assistência Social, Comunicação e Saúde receberam o Troféu Axé Bahia – 2ª edição. A proposta foi reconhecer o trabalho e apoio de entidades e organizações que contribuem para a valorização da religião de matriz africana.

Foto: Amilton André
Também participaram do evento sacerdotes e sacerdotisas de diversos terreiros da região, Ailton Ferreira, assessor da SEPROMI, representantes do Encontro dos Jovens de Terreiros, Sindilimp, Prefeitura de Inhambupe, Sine Bahia, além da apresentação cultural dos grupos de ballet do coreógrafo Robert Campelo e Mescla.

Foto: Amilton André
Ainda durante o domingo, Alagoinhas recebeu a IXª Parada LGBTI com dois trios elétricos até o centro da cidade.

Foto: Amilton André
A Feira gastronômica “O Burburinho” também reuniu alagoinheses de várias idades e uma nova edição já está programada para o próximo ano.

Foto: Amilton André
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM