A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) promoveu nesta quarta-feira, 20, reunião ampliada sobre Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, onde reuniu um grande número de agricultores familiares e membros da sociedade civil organizada para levantar propostas em prol da melhoria da agricultura do município.

Foto: Criz Leal / SECOM
As prioridades serão apresentadas na 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER) promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e que acontece no período de 30 maio a 3 de junho no Distrito Federal, mas antes acontece as etapas territorial e estadual.

Foto: Criz Leal / SECOM
O secretário de Agricultura Jorge Gonçalves disse que ficou surpreso com o grande número de participantes, e que espera o surgimento de boas ideias para a melhoria da agricultura no município. “Temos a certeza de que as propostas escolhidas vão permitir uma agricultura sustentável e que beneficiará a todos”.
A discussão gerou em torno do tema principal “ATER, Agroecologia e Alimentos saudáveis com foco nas mulheres, juventude e comunidades tradicionais”, estabelecendo estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as familiares do Brasil.

Foto: Criz Leal / SECOM
Três grupos foram formados para a escolha das propostas baseadas nos subtemas: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Formação e construção de conhecimentos na ATER. As mesmas serão encaminhadas inicialmente na etapa territorial a ser realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro e posteriormente na estadual em 8 de abril.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM