Instagram
Facebook
YouTube

Conscientização de combate ao Aedes Aegypti mobiliza Alagoinhas


15 de fevereiro de 2016, 13:00

Um verdadeiro cenário de “guerra”. Mas, uma guerra com um bom propósito. Conscientizar para juntos combater o Aedes Aegypti. Assim foi realizada no sábado, 13, em Alagoinhas, uma mobilização nacional contra o mosquito. No município, a ação contou com a participação de 50 militares do Exército e Tiro de Guerra. Um verdadeiro batalhão caminhou pelas ruas da Praça Kennedy.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Foram visitados aproximadamente 1500 imóveis. As máquinas e veículos também fizeram a limpeza de terrenos baldios abertos e, uma equipe dos agentes de endemias, fizeram a borrifação química em imóveis com situação crítica, os quais estavam oferecendo maior risco de proliferação do vetor. Durante o percurso, os materiais inservíveis que já estavam colocados nas portas, foram recolhidos, já que a caminhada foi acompanhada por máquinas e caçambas, algumas denúncias foram recebidas e imóveis do trajeto foram visitados.

combate ao aedes aegypti2

Presente no evento, o secretário substituto de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, André Bonifácio, caminhou pelas ruas e parabenizou a Prefeitura pela organização. “Alagoinhas está de parabéns por essa mobilização. É fundamental a participação de todos, a união entre a federação, estados e municípios. Juntos, somos mais fortes que o Aedes. O Governo Federal vem atuando com pesquisas e políticas públicas para amenizar o máximo o atual quadro no país. Porém, é fundamental o trabalho diário, de cada pessoa, comunidade e bairros”, ressaltou.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Durante o evento foram distribuídos cinco mil panfletos e 500 lixeiras veiculares, nos semáforos e ruas próximas ao ponto de apoio. Paralelo a isso, equipes de fiscais sanitários e de meio ambiente, juntamente com a supervisão de endemias, realizaram inspeções em estabelecimentos, onde foram constatadas irregularidades. Os responsáveis notificados, com prazos para a resolução dos problemas e outros intimados a comparecimento para autuação.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Para a secretária da Saúde (SESAU) Ivone Neta, a batalha é diária. “Temos que agradecer aos nossos agentes de endemias pelo trabalho em excelência realizado no município. Ações desse tipo reforçam ainda mais a nossa preocupação e mobilização. Vamos continuar trabalhando para combater o Aedes em Alagoinhas, reduzindo os nossos índices de infestação”, afirmou.

Além do Exército Brasileiro, participaram a empresa de limpeza pública BIOSANEAR, representantes da SESAB e Ministério da Saúde, Núcleo Regional de Saúde da Macro Nordeste, Conselho Municipal de Saúde, FENACAB, Projeto Viver melhor e as secretarias municipais.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo