A Prefeitura de Alagoinhas entregou, nesta terça-feira, 1º de julho, a obra de requalificação da rua 14 de Janeiro, uma via importante da região, que liga a Praça Santa Isabel ao bairro 2 de Julho.
Realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), a requalificação incluiu a reconstituição completa do calçamento em paralelepípedo, a instalação de um novo canteiro central com o plantio de mudas de pequeno porte, adequadas ao ambiente urbano, além do reparo em manilhas da rede de drenagem e instalação de novos meios-fios. Também foi feita a modernização da iluminação pública, com a substituição das antigas luminárias por lâmpadas de LED. O custeio da obra foi feito com recursos próprios do município.
Atendendo à solicitação da Prefeitura, a Neoenergia Coelba realizou a retirada dos fios inutilizados da rede de internet, contribuindo para a redução da poluição visual ao longo da via.
De acordo com o secretário Cláudio Espinheira, da Seman, a obra seguiu um novo projeto de execução, pensado para atender aos anseios da comunidade. “Com a requalificação, houve uma melhora significativa no trânsito de veículos e na mobilidade dos moradores. A rua apresentava problemas no calçamento e uma parte central muito larga, o que deixa a via estreita e dificultava o estacionamento. Agora, ela está mais larga, o que a deixa mais funcional, com melhores condições de circulação e de tráfego de automóveis”, destacou.
“Essa obra foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Joaquim Neto, mas não houve tempo hábil para a conclusão. Assumimos o compromisso e a responsabilidade de finalizá-la, e hoje temos a satisfação de entregar um serviço que vai beneficiar toda a comunidade. É mais uma demonstração do nosso compromisso com a qualidade de vida e a mobilidade urbana da cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Carmo, que participou da entrega da obra à comunidade.
Moradores da rua comemoraram o resultado. Joséliton Leal, motorista que vive há seis meses na 14 de Janeiro, elogiou as melhorias: “A rua estava estreita demais. Agora ela ficou mais espaçosa, não precisamos mais passar num espaço apertado. Achei que ficou maravilhoso”.
O sentimento de aprovação é compartilhado por Marleide Oliveira, 82 anos, que há mais de quatro décadas tem um imóvel na rua. “Gostei muito; os buracos acabaram. Fiquei feliz demais com a mudança”, disse, satisfeita com o resultado.
Rubem Marcelo, presidente da Nova Associação Comunitária dos Moradores do Bairro 2 de Julho, ressaltou o impacto positivo da obra no cotidiano de quem vive no local. “Essa requalificação vai beneficiar a todos os moradores. Agradecemos à gestão municipal por atender essa demanda tão importante para a comunidade”, pontuou.