A Prefeitura de Alagoinhas já tem data definida para o lançamento oficial da Escola de Governo de Qualificação e Desenvolvimento Profissional. A aula inaugural está marcada para o próximo dia 28 de agosto, no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP/LNAB), onde acontecerá o Workshop Comunicação Eficaz: Fortalecendo Relações e Melhorando o Serviço Público, voltado exclusivamente para servidores da Saúde. A capacitação terá carga horária de quatro horas, com turmas nos dias 28 e 29, e aulas das 13h às 17h30.
Iniciativa inédita do município em parceria com a empresa UP Brasil, a Escola de Governo é fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Eficiência e Ações Governamentais (SEAG), Secretaria da Administração e Inovação Tecnológica (SEAI) e Controladoria Geral do Município (COGER). O objetivo é planejar, coordenar e executar programas de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais.
O programa terá início com o workshop para profissionais da Saúde, mas já existem outros temas sendo preparados para os próximos encontros. Nesta terça-feira, 12, a SEAG, SEAI e COGER reuniram representantes indicados por outras secretarias para atuar na formatação das ações, levantando as demandas de maior relevância para atender às áreas como replicadores das informações da escola.
O prefeito Gustavo Carmo destaca a importância do investimento na capacitação dos servidores públicos de Alagoinhas. “Esses profissionais são a base do funcionamento da nossa cidade. São eles que levam saúde, educação, segurança e tantos outros serviços essenciais para a nossa população. Ao criar uma escola de qualificação para nossos servidores, estamos fortalecendo a qualidade do atendimento, promovendo a eficiência e garantindo que cada um deles esteja preparado para atender às necessidades dos cidadãos”, comenta.
Para o secretário municipal de Eficiência e Ações Governamentais, Ricardo Sales, a criação da Escola de Governo reforça o compromisso em ofertar excelência no serviço público. “Estamos focados em promover a qualificação de toda a equipe, desenvolvendo competências técnicas, gerenciais e comportamentais que vão melhorar ainda mais a nossa gestão pública. Além disso, apoiamos a implementação de políticas públicas por meio da qualificação dos nossos quadros administrativos, buscando sempre parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sejam públicas ou privadas”, diz.
Segundo o secretário municipal da Administração e Inovação Tecnológica, Bruno Nascimento, os resultados das capacitações serão acompanhados de perto. “Continuaremos incentivando nossos servidores a valorizarem suas habilidades e conhecimentos. E, claro, incentivamos também que eles atuem como instrutores e professores, contribuindo para o desenvolvimento de todos. Nosso compromisso é com uma gestão cada vez melhor, mais eficiente e mais próxima dos cidadãos, e isso também inclui o estímulo à cultura da inovação e da eficiência”, avalia.
A controladora geral do Município, Menara Damião, ressalta que a Escola de Governo é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da gestão pública. “Essa iniciativa capacita nossos servidores, garantindo que eles atuem com excelência no controle orçamentário, contábil, financeiro, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta. Nosso objetivo é assegurar que todas as ações estejam alinhadas com princípios como legalidade e economicidade. Neste contexto, trabalhar com transparência é essencial para fortalecer a confiança da população e garantir que cada recurso seja utilizado de forma responsável e eficiente”, afirma.
Diversas modalidades
As atividades desenvolvidas pela Escola de Governo de Qualificação e Desenvolvimento Profissional do Município de Alagoinhas serão ofertadas por agentes públicos da Administração Direta e Indireta do Município ou por terceiros, e poderão celebrar convênios, termos de cooperação entre outras parcerias com instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e governos estaduais e federal.
A Escola prevê diversas modalidades de ações educacionais, como conferências, congressos, cursos, encontros, exposições, fóruns, palestras, rodas de conversas, oficinas, seminários e viagens de estudos. As ações serão financiadas por recursos próprios do orçamento municipal, parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, recursos de fundos específicos, quando houver, e por outros meios legais permitidos.
Mais informações: alagoinhas.ba.gov.br/seag/escola-governo