O jovem atleta alagoinhense Yan Melo, de 16 anos, brilhou no 36º Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, em Teresópolis, Rio de Janeiro. Representando Alagoinhas e a Bahia, Yan voltou para casa com duas medalhas de ouro e uma de bronze, consagrando-se campeão nas categorias Kata Individual, Kata Equipe e Kumite Individual.
Com apoio da Prefeitura de Alagoinhas, incluindo recursos da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) e de emenda do vereador Thor de Ninha, Yan participou da competição nacional, que reuniu os melhores atletas do país. Experiente em grandes torneios, o alagoinhense já foi campeão mundial, brasileiro, do Norte/Nordeste e campeão baiano.
Yan disputou cinco modalidades do karatê tradicional nesta edição do campeonato e destacou a importância da experiência. “É muito bom para ter mais experiência e conhecimento. Para mim como atleta, é importante utilizar como treino, adquirir esses ensinamentos e usar para melhorar meu desempenho”, diz o jovem.
Atualmente competindo na categoria Juvenil, Yan iniciou no esporte aos seis anos, ainda na escola. O talento foi percebido por um professor, que o incentivou a participar de campeonatos, dando início a uma trajetória de dedicação e conquistas. A mãe do atleta, a psicóloga Luciana Santos, ressalta o papel fundamental do esporte na vida do filho. “É muito gratificante ver que ele é um menino dedicado, esforçado e amoroso. Além de ser ótimo aluno, é muito determinado. O esporte colabora muito, tanto para questões éticas da vida, quanto para a saúde”, afirma, orgulhosa.
O próximo desafio de Yan já está marcado: convocado para integrar a seleção da Associação Japonesa de Karatê (JKA), o atleta viaja nas próximas semanas para a Colômbia, onde disputará o Campeonato Pan-Americano de Karatê da JKA.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo, o feito de Yan reforça a importância do investimento municipal no esporte. “Alagoinhas tem revelado grandes talentos em diversas modalidades, e o município tem buscado apoiar cada vez mais esses atletas que levam o nome da nossa cidade para o Brasil e o mundo. A conquista de Yan é motivo de orgulho e inspiração para todos nós”, declara o secretário.