A Prefeitura de Alagoinhas iniciou, nesta segunda-feira, 24, as atividades da Semana Municipal de Combate às Arboviroses, que segue até 28 de novembro com uma série de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e Chikungunya). A programação inclui mutirões de limpeza, inspeções em áreas críticas, visitas domiciliares, atividades educativas e mobilização comunitária em diferentes pontos do município.
A abertura da semana ocorreu no distrito de Riacho da Guia, onde 50 agentes de endemias e supervisores realizaram um grande trabalho de inspeção residencial. A ação alcançou 20 quarteirões e mais de 615 imóveis, com foco na identificação e eliminação de potenciais criadouros do mosquito.
“Esse trabalho consiste em visitar os imóveis para fazer o tratamento focal, com a aplicação de larvicida quando identificados focos de contaminação. Atentamos para a eliminação de acúmulo de água e identificamos pontos críticos para proliferação do mosquito”, explica o gerente de Endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, João Teixeira.
Ainda segundo o gerente, a iniciativa é essencial para reduzir os riscos de aparecimento das doenças. “O tratamento focal é para evitar que novos mosquitos apareçam. Temos também a equipe de pontos estratégicos, que faz o tratamento perifocal, com o uso da bomba costal. Nesta semana, faremos esse serviço no cemitério do Riacho da Guia”, acrescenta.
As equipes da Atenção Básica também participaram da ação, com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que mobilizaram e informaram previamente os moradores sobre as visitas. A participação da comunidade tem sido positiva e reforça a importância da colaboração de todos no combate ao vetor.
Agenda de proteção
A Semana Municipal de Combate às Arboviroses segue nesta terça-feira, 25, com nova etapa de inspeção residencial, desta vez no povoado do Quilômetro 19. Na quarta, 26, e quinta-feira, 27, haverá um faxinaço no Conjunto Nulce Pereira e no bairro Santa Terezinha, mobilizando equipes e moradores para eliminar criadouros e promover ambientes mais seguros. Na quarta-feira, estudantes do Colégio Estadual São Francisco também participam de uma atividade educativa com teatro voltado à conscientização sobre prevenção das arboviroses.
Encerrando a programação, na sexta-feira, 28, será realizado o “Semáforo da Educação”, com distribuição de panfletos e orientações à população nas proximidades da sede da Vigilância em Saúde.



