A inauguração do odontomóvel, veículo entregue pelo Ministério da Saúde ao município de Alagoinhas, ocorreu nesta segunda-feira, 24, na comunidade do Catuzinho, oferecendo atendimentos diretamente à população. Com o objetivo de ampliar a cobertura odontológica para áreas mais afastadas do centro urbano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estruturou um cronograma semanal de atendimentos, garantindo serviços completos e o acesso à saúde bucal para os cidadãos que mais precisam.
A ação contemplará os seguintes procedimentos clínicos: restauração, extração, profilaxia, limpeza completa, raspagem e aplicação de flúor. “Essa ação faz parte do programa do Governo Federal chamado Brasil Sorridente, por meio do qual ofertaremos o tratamento completo aos pacientes. Desta forma, ficaremos cinco dias no Catuzinho, manhã e tarde, realizando os procedimentos. Estamos acompanhando a equipe de profissionais de odontologia nesta manhã, onde demos o primeiro passo para mais uma ação de fortalecimento da saúde bucal no município de Alagoinhas”, pontuou o secretário da Sesau, Virgínio Pereira.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, Isabela Carneiro, o previsto é que a unidade atenda quatro pessoas por turno, realizando o tratamento completo. “O paciente é avaliado, acolhido, e iremos realizar o máximo de procedimentos possíveis. A unidade móvel realiza todos os procedimentos que competem à Atenção Básica. Os procedimentos que são de especialidade mais complexa serão encaminhados para os nossos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO I e II)”, informou.
O presidente da associação do Catuzinho, Cosme Evelino dos Santos, reiterou a importância de uma unidade móvel instalada na localidade para atendimentos na área da saúde bucal. “Espero que atenda um bocado de gente, até porque essa demanda era solicitada pelo pessoal daqui. Assim que tomei conhecimento de que a equipe viria, já mobilizei a comunidade para que hoje as pessoas que necessitam de auxílio bucal estivessem aqui. Foi uma grande alegria para a gente saber que o Catuzinho, que é uma comunidade quilombola, foi indicado para fazer a inauguração dessa unidade móvel odontológica”, disse.
Aguinaldo Santos Andrade contou que há dois anos não visitava um consultório odontológico e que, ao saber que o odontomóvel estaria no Catuzinho, se programou para ser atendido gratuitamente. “Essa chegada aqui em minha comunidade facilitou o acesso, ficou fácil fazer meus procedimentos. Já estava precisando de dentista e aproveitei para participar do atendimento. Fiz minha inscrição com a equipe de saúde e já fui encaminhado para o atendimento.” Já Nainara Santos Araújo relatou que soube da ação por meio do pessoal da Escola Municipal Quilombola Mãe Ernestina. “Foi através da escola dos meus filhos que soube que esses atendimentos iam acontecer. Esse tipo de iniciativa da Prefeitura acaba sendo um presente para a gente que mora mais distante e que, muitas vezes, não tem condição de fazer tratamentos na área do centro de Alagoinhas”, enfatizou.
Próximas localidades
Segundo informou a diretora de Atenção Primária da Sesau, Maria Eliana Nogueira Teles, a agenda de atendimentos do odontomóvel seguirá o seguinte itinerário: Tombador, Rio Branco e Uruba I e II. “O cronograma foi feito após levantamento da demanda reprimida e planejado para que a gente consiga assistir ao maior número de pacientes possível em cada local. Atenderemos um número reduzido de pacientes por dia, porque a ideia é ofertar a cobertura completa das necessidades bucais de cada pessoa, ou seja, o tratamento completo”, disse.
O Programa Brasil Sorridente expande o acesso gratuito a serviços de saúde bucal no SUS. Além dos procedimentos na área bucal, as Unidades Odontológicas Móveis (UOM) ofertam também ações educativas, sempre contemplando as comunidades remotas do Brasil (indígenas e quilombolas), além da população das periferias.
Nainara Santos Araújo
Cosme Evelino dos Santos e Virgínio Pereira
Equipe Sesau
Fotos: Arquivo Secom Alagoinhas




