As primeiras cirurgias para pacientes da rede pública de saúde na Bahia em um hospital particular foram realizadas nesta sexta-feira (28), no município de Alagoinhas, no agreste do estado, a 123 km de Salvador, graças ao programa Agora Tem Especialistas (ATE), do Ministério da Saúde.
Sete pacientes do SIstema Único de Saúde (SUS) foram submetidos a procedimentos cirúrgicos oncológicos no Hospital Alagoinhas (HA), como
Colecistectomia por Vídeo; Laparoscopia; Hernioplastia Umbilical e
Hernioplastia Redicivantes.
A ação marca um momento histórico para o acesso à saúde pública na Bahia, já que o município é o primeiro do estado onde pacientes do SUS estão sendo atendidos em uma unidade de saúde da rede privada.
O Agora Tem Especialistas (ATE) tem por objetivo ampliar a capacidade de atendimento do SUS e reduzir o tempo de espera para a realização de consultas médicas especializadas, exames e cirurgias.
Um dos seus eixos inovadores é a troca da quitação de impostos federais por atendimentos médicos especializados para a população em hospitais da rede pública e privada.
O HA irá converter R$ 3,5 milhões de tributos a vencer em ofertas de serviços para o SUS, o que equivale a uma média de R$ 500 mil mensais em atenção médica especializada, possibilitando a realização de cerca de cem cirurgias por mês, além das consultas pré-operatórias e anestésicas.
“O início dos atendimentos em Alagoinhas, por meio do componente do crédito financeiro do Agora Tem Especialistas, é mais um passo na implantação do programa na Bahia. Esse é o esforço do Governo Lula, em parceria com o governo Jerônimo Rodrigues e municípios, para garantir mais acesso e mais cuidado para o povo baiano”, afirma o diretor nacional do Agora Tem Especialistas, Rodrigo Oliveira.
O Hospital Alagoinhas vai ofertar serviços especializados para usuários do SUS de Alagoinhas e outros 32 municípios da região. Além de atendimentos em clínica médica oncológica, o HA realizará cirurgias como osteomuscular (ortopédica); aparelho geniturinário (urológica); sistema da visão (oftalmológica); vias aéreas superiores (otorrinolaringológica); face, cabeça e pescoço; procedimentos do aparelho digestivo, incluindo colectomia (remoção parcial ou total do cólon) e outras intervenções por videolaparoscopia.
“O Agora Tem Especialistas representa um passo crucial para a redução do tempo de espera e a ampliação da oferta de serviços de saúde de alta complexidade para a população da nossa cidade e região”, afirma o secretário de Saúde de Alagoinhas, Antônio Virgínio.
Os atendimentos e cirurgias são agendados previamente pelas centrais de regulação do Estado e do município.
O gerente de Operações e Relacionamento com o Mercado do Grupo Athena Saúde, responsável pelo HA, José Henrique Souza, celebra a execução da parceria com o Ministério da Saúde e pontua a importância dessa oferta para a população.
“Estamos realizando as primeiras cirurgias hoje e reforçamos o compromisso do HA em diminuir a fila de espera tanto da Prefeitura quanto do Governo do Estado. Os pacientes foram recepcionados e fizeram avaliação pré-cirúrgica, e assim foram direcionados para a realização dos procedimentos nesta sexta. No mês de dezembro, pretendemos acelerar ainda mais a fila de espera, atendendo o que a população precisa”, enfatiza.
Atendimento
Um dos primeiros pacientes atendidos pelo programa, Elídio Domingo dos Santos, 76, natural do povoado Riacho da Guia, estava muito satisfeito em poder ser atendido rapidamente e já realizar a sua cirurgia. Pela primeira vez em um hospital particular, estava tranquilo para a operação e satisfeito com o tempo-resposta para a execução do procedimento.
“Fui avisado pela unidade de saúde e estou muito calmo, como se eu estivesse indo pro meu trabalho na roça. Estou no hospital, sem complicação de nada, só esperando a hora de entrar na sala com o médico. Certamente vai correr tudo bem, e já quero solicitar depois mais uma cirurgia nos olhos”, frisa o paciente.
Para o mês de dezembro, o HA está com a sua estrutura disponível para atender a todos os pacientes que serão enviados pela regulação municipal de Alagoinhas e região, acelerando a realização de cirurgias para quem está aguardando por atendimento especializado.
José Henrique Souza
Elídio Domingo dos Santos
Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas







