A Prefeitura vem a público esclarecer que a denúncia realizada através das redes sociais e publicadas no site da Câmara de Vereadores do Município de Alagoinhas a respeito de maus tratos com animais não procedem.
Os convites para abertura do Albergue Infantil realizado pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), que teve como tema “Fazendinha” durante o Alafolia 2016 foram entregues utilizando aves sim, mas de forma responsável e cuidadosa, diferente do que vem sendo veiculado.
Além de cuidados prévios com os animais, a Secretaria buscou proteger os mesmos desde a sua seleção até o momento da entrega, realizada de maneira simbólica diante do tema escolhido para o Albergue neste ano.
Diferente das imagens que vem sendo veiculadas, os animais não foram entregues embalados em sacos plásticos; todos foram entregues dentro de recipientes abertos, construídos artesanalmente com palitos de picolé, agregando ao ato toda questão de sustentabilidade que constantemente vem sendo trabalhada pela Secretaria.
Foram entregues cerca de 50 pintos. Os animais ficavam em um local com água e ração até o momento da entrega. Vale ressaltar que todos os animais foram entregues vivos, alimentados e com os devidos cuidados prévios de higienização aos destinatários dos convites.
A Prefeitura lamenta a intenção de usurpar a importância real de um projeto maior a favor da população de Alagoinhas.
O Albergue Infantil acontece todos os anos durante a Micareta da cidade. É uma iniciativa da SEMAS, pelas mãos da secretária Tatiana Andrade, que sempre se incomodou com a presença de crianças , filhos dos vendedores ambulantes que durante a festa, ficavam nas ruas em condições precárias de estadia, violando direitos previstos no Estatuto da Crianças e Adolescente (ECA) durante o evento.
O Albergue Infantil recebeu em 2016 cerca de 100 crianças com uma estrutura montada pensando no bem estar social das mesmas. Elas recebem seis alimentações diariamente, participam de recreações, com parque infantil, videoteca, baile interno, além de assistência médica 24h e segurança. Uma equipe da Secretaria da Saúde mantém equipe de plantão composta por um pediatra, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem durante os três dias de Micareta para atendimentos aos menores, que são, de perto, acompanhados pelo Conselho Tutelar do Município.
No Domingo, último dia de festa, um trem leva as Crianças para a avenida a fim de desfilar em um bloco colorido, divertido, e muito seguro encerrando a edição de cada ano do projeto.
A denúncia de maus tratos a animais é no mínimo incoerente quando analisado o contexto e o propósito no qual os animais utilizados foram inseridos.