Nesta terça-feira, 12, o CAPS (sigla) III Tom Brasil realizou um café da manhã especial em alusão ao Dia das Mães, proporcionando um momento de recreação, acolhimento e descontração para usuários, familiares e acompanhantes da unidade. A programação contou com música ao vivo ao som de voz e violão, dinâmicas, café da manhã coletivo, além da entrega de brindes aos participantes. A iniciativa teve como objetivo fortalecer os vínculos, promover inclusão e incentivar ações de promoção à saúde mental.
De acordo com Moaci Lira, coordenador municipal de saúde mental a ação faz parte do calendário de atividades desenvolvidas pela rede de atenção psicossocial do município. “Mais uma vez, é promoção à saúde mental. Nós entendemos que as mulheres que também são usuárias são mães, muitas vezes usuárias e familiares. O CAPS sempre busca, por meio desses eventos, incluir essas pessoas nas agendas e comemorações da cidade. Assim como temos São João, Carnaval, Dia dos Pais e outras datas festivas, a ideia é promover saúde mental, inclusão e reabilitação psicossocial dessas mulheres, muitas vezes em sofrimento psíquico. Esse é mais um momento também do cuidar em liberdade”, destaca.
A coordenadora do CAPS III Tom Brasil, Valdimary Melo, ressaltou a importância da participação dos usuários e familiares nas atividades promovidas pela unidade. “Esse momento é organizado principalmente para os usuários e os familiares também. Nem sempre os familiares conseguem estar presentes por conta do trabalho e das demandas do dia a dia, mas o evento é aberto para todos os usuários do CAPS, inclusive aqueles que estão em acolhimento 24 horas e seus acompanhantes”, explica.
Segundo ela, entre 40 a 50 pessoas participam das ações comemorativas promovidas pela unidade, que mantém há 23 anos a tradição de celebrar datas especiais junto aos usuários. “Muitos ficam esperando por esses momentos e perguntam sobre as festas do Dia das Mães, São João e Dia da Mulher. Começou pequenininho e foi crescendo ao longo dos anos, inclusive com atividades realizadas fora da unidade”, completa






