Instagram
Facebook
YouTube

Prefeitura inicia projeto de xadrez para estimular o desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência


26 de maio de 2026, 11:17

 

Unindo esporte, educação e inclusão social, a Prefeitura de Alagoinhas deu início, na segunda-feira (25), a um projeto de oficinas de xadrez voltado para pessoas com deficiência. A aula aconteceu na Associação Pestalozzi de Alagoinhas, marcando o começo de uma parceria estratégica entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).

A iniciativa busca utilizar o xadrez como uma ferramenta pedagógica e terapêutica, promovendo estímulos intelectuais e ampliando a socialização dos assistidos pelas instituições parceiras do município. Para garantir a acessibilidade e o total envolvimento dos participantes, as aulas contam com uma abordagem adaptada e dinâmica. O instrutor de xadrez da SECET, Rainer Freitas, explicou que o processo de aprendizado foi estruturado de forma visual e interativa.

“O ensino do xadrez atualmente é muito participativo e, para esse público, aplicamos uma metodologia lúdica. Eles conhecem o jogo por meio de um tabuleiro gigante, participando de dinâmicas onde começam a trabalhar conceitos como cores, numeração, contagem e a memorização das peças. Contamos historinhas para ensinar os movimentos de cada peça dentro do tabuleiro. É uma atividade prática e divertida”, detalhou o instrutor, informando que as oficinas acontecerão sempre às segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

De acordo com a gerente de Política para Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedes, Diana Carvalho, o projeto foi desenhado sob medida para fortalecer as capacidades individuais de cada aluno, respeitando o tempo e o processo de evolução de todos.

“Essa atividade de formação ajuda muito no processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual dos assistidos. As coordenações de cada instituição levantam o número de interessados e nós viabilizamos as aulas semanais. O xadrez ajuda na memória, nos estímulos cognitivos e, além de tudo, traz o sentimento de competitividade saudável que eles adoram e que os faz evoluir a cada dia”, destacou a gerente.

Diana informou ainda que a Associação Pestalozzi foi a primeira a receber a ação, e o cronograma de agendamentos está sendo estendido para outras entidades fundamentais do município, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação de Amigos do Autista (AMA) e a Fundação Alagoinhense de Pessoas com Deficiência (FADA).

 

Foto: Secom / Alagoinhas

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo