1ª formatura conjunta do grupo de 5 anos da Educação Infantil reúne quase 600 alunos em solenidade na Praça Pedro Dórea

14 de dezembro de 2019, 15:06

Quase 600 estudantes do grupo 5 da Educação Infantil matriculados na rede municipal de ensino se formaram em solenidade histórica, na última sexta-feira (13).

Pela 1ª vez, a formatura dos alunos de 5 anos, que encerram a 1ª etapa do processo educativo, foi realizada de forma conjunta, em praça pública. Foram 37 escolas representadas em uma cerimônia emocionada. No marco zero da cidade, de frente para a Igreja Inacabada de Alagoinhas Velha, na Praça Pedro Dórea, centenas de crianças deram o pontapé inicial para uma nova etapa de desenvolvimento e tiveram entregues os certificados; uma mescla entre o patrimônio histórico-cultural, a memória, ao fundo, e o novo, para os estudantes que partem, agora, rumo a um ciclo de descobertas, aprendizados e novas etapas de formação.

“Me emociona ver o quanto evoluímos, na nossa rede, em Educação. Os nossos alunos encerram um ciclo da jornada de aprendizagem que marcará a vida deles para sempre e é gratificante ver que a Praça Pedro Dórea, diretamente ligada ao início da história da nossa cidade, foi palco também, na noite de ontem, para o começo de uma nova etapa a quase 600 estudantes”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

O secretário municipal de educação, Jean Afonso, falou sobre a iniciativa pioneira e ressaltou a importância do tripé “escola, família e comunidade” para os avanços em educação, chamando a atenção para a memória afetiva e os atos simbólicos. “Que possamos escrever, a partir de hoje, mais uma história da educação municipal”, pontuou o gestor da pasta durante a solenidade.

Maria dos Santos, mãe do aluno Elias Gabriel, de 5 anos, foi emoção e alegria, durante a formatura. “Adorei! Eu não tive a oportunidade de fazer, achei uma assim e vou perder? Jamais! Amei de verdade”, relatou.

Confira as fotos:

Foto: Roberto Fonseca