54 ANOS: Com visitação de alunos da rede municipal, SAAE abre exposição “O Curioso Mundo da Água”

5 de agosto de 2019, 15:12

O líquido mais precioso do Planeta tem diferentes formas, temperaturas e utilidades. Esteja em estado sólido, líquido ou gasoso, seja doce ou salgado, uma coisa é certa: ele desempenha um papel fundamental quando o assunto é vida.

Com isso em mente e comemoração aos seus 54 anos de existência, completados no último sábado (3), O SAAE realizou nesta segunda-feira (5) a abertura da exposição infantil “O Curioso Mundo da Água”, na Biblioteca Municipal Maria Feijó.

Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino vivenciaram uma experiência lúdica e interativa, com direito à mostra fotográfica, projeções, exibições de equipamentos e peças de uso cotidiano da autarquia, brincadeiras e oficina de desenho.

“A exposição tem o objetivo de sensibilizar as nossas crianças para a preservação dos nossos recursos hídricos”, explicou a diretora geral do SAAE, Maria das Graças Reis. “Alagoinhas é uma cidade que tem abundância em água potável, abundância em água de qualidade, e a gente tem também esse papel de conscientizar, de sensibilizar essas crianças”, concluiu.

“Tá bem legal, tô gostando bastante”, comentou Valter Jorge, que aos nove anos de idade cursa o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Adalgisa Santos. “Aprendi como trata a água, como o esforço do SAAE é importante, tá bem divertido”, afirmou.

A professora Claudia Maria Rodrigues frisou a importância de as crianças saírem do ambiente escolar para uma atividade externa como a exposição. “Enquanto educadora, é muito importante a nível de conhecimento poder estar compartilhando com eles esse momento, aprimorando o conhecimento”, disse.

Aos nove anos, Amauri Fabrício, aluno do 4º da Escola Municipal Álvaro Palmeira, esteve pela primeira vez em uma exposição. Para o pequeno guardião da água, valeu muito a pena. “Muito legal, aprendi que não pode desperdiçar água”, falou.

Para a técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e também professora Ana Karina Andrade, a exposição trata-se de uma grande conquista educacional. “Projeto maravilhoso, contribui muito para o que trabalhamos em sala de aula”, assegurou.

“Nós temos apresentado a maquete da nossa estação [Estação de Tratamento de Água Engenheiro Francisco Távora] e mostrado um pouco do que fazemos no laboratório, apresentando, por exemplo, o instrumento usado na medição do cloro”, contou o laboratorista da autarquia, Adriano Almeida. “A primeira experiência foi muito interessante, pois eles puderam ficar mais próximo do nosso dia a dia”, completou o coordenador de Tratamento de Água.

A exposição “O Curioso Mundo da Água” fica em cartaz até quinta-feira (8), das 8h30min às 17h, na Biblioteca Municipal Maria Feijó, em frente à Praça Rui Barbosa. A entrada é franca.

Canais de atendimento

Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
Call Center: 0800 702 7065
WhatsApp: (75) 9 81804500.

Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas