Ação contínua nas estradas rurais: Prefeitura realiza intervenção em Riacho da Guia e contabiliza mais de 45km de vias recuperadas desde o início da gestão

8 de agosto de 2018, 18:10

Contabilizando quase 45,5 quilômetros de estradas rurais totalmente recuperadas desde o início da gestão e com intervenções pontuais em mais 27 comunidades da zona rural, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), segue executando obras em pontos prioritários para melhorar a circulação das vias de acesso que facilitam o escoamento da produção no campo.

Desde o início da semana, a equipe técnica da SEMAG tem trabalhado na comunidade da Canoa, em Riacho da Guia, com maquinário para desobstruir trechos danificados e recuperar áreas, minimizando os impactos que dificultam o trânsito nessas localidades.

O secretário da pasta, Geraldo Almeida, informou que o poder público municipal não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida do produtor rural, com um conjunto de ações nunca antes realizadas no município. “Com um orçamento pequeno, estamos tentando abarcar as principais necessidades dos agricultores e das associações. Nossa prioridade tem sido a recuperação de estradas, a entrega de adubos e a distribuição de sementes, que devemos iniciar ainda esta semana. São ações diárias que, em conjunto, contribuem para mudar a realidade de desenvolvimento da agricultura familiar por aqui”, explicou.

De acordo com ele, a ação da SEMAG tem sido contínua: com patrulha mecanizada, patrolamento, instalação de pontos para escoamento da água das chuvas e depósito de material em pontos críticos, a secretaria tem feito a recuperação de trechos extensos e segue com intervenções para melhorar a trafegabilidade na região.

O prefeito Joaquim Neto enfatizou que é através dessas estradas que os insumos agrícolas chegam às propriedades e que é por meio delas também que a população rural tem acesso a serviços de saúde, educação e lazer. “O agronegócio é um pilar importante da economia brasileira e com Alagoinhas não é diferente. A acessibilidade que permite o escoamento da safra é a mesma que garante ao produtor rural condições dignas e segurança para proporcionar, à sua família, qualidade de vida. É para isso que temos trabalhado incansavelmente. Sabemos que não é uma tarefa fácil, porque são muitas estradas e regiões completamente abandonadas que encontramos quando assumimos a gestão, mas com o trabalho contínuo da Secretaria de Agricultura temos conquistado muitos avanços. Vamos fazer ainda mais”, assegurou.

O último censo divulgado apontou que Alagoinhas possuía, em 2010, uma população residente rural de 17.907 pessoas e a SEMAG tem buscado ações que priorizem as necessidades dessas famílias.

Para o secretário Geraldo Almeida, a atividade que a pasta realiza é fator indutor de desenvolvimento, daí a necessidade de manter a equipe em campo e de aproximar o diálogo com os agricultores para entender as demandas do pequeno agricultor. Segundo ele, por entender o papel fundamental do agronegócio, a secretaria tem priorizado fortalecer a recuperação de vias que dão acesso a essas comunidades e associações. “As intervenções não vão parar”, pontuou.

A SEMAG informou que deve continuar esta semana com ações em Riacho da Guia e que seguirá com trabalhos de manutenção em outros trechos. “Fizemos Quizambu, Conceição e também Nova Esperança. Estamos agora em Riacho da Guia, mas vamos continuar”, garantiu Geraldo Almeida.

Confira a lista de estradas que sofreram intervenção total da SEMAG desde o início da gestão:
– Encantado;
– Tombador;