Pelo segundo dia consecutivo, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, do governo do estado, atenderam as mulheres da zona rural de Alagoinhas. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, no Distrito de Riacho da Guia – na quinta-feira, 22, foi em Boa União – e teve como objetivo o enfrentamento à desigualdade de gênero e garantia de direitos, como também o combate à violência às mulheres.
As equipes das duas secretarias, formadas por assistentes sociais, psicólogo, coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referencia de Atendimento à Mulher (CRAM) e da Diretoria de Reparação atenderam as diversas mulheres na unidade móvel (ônibus) do programa.
“Não tratamos apenas da violência física, que deve ser sempre denunciada, mas de todas as formas de ação que levam transtornos para a vida dessas mulheres da zona rural.
Realizamos palestras e a fazemos aconselhamos para que tenham auto-estima e se tornem agentes multiplicadoras”, comentou a diretora de Reparação municipal Ludmila Fiscina. Nessa sexta-feira, 23, além de atender as mulheres, assistentes sociais realizaram um trabalho lúdico com as crianças na praça do distrito.
A unidade móvel (ônibus) usada na ação pelo Governo do Estado é adaptado para circulação em área rurais, levam serviço de acolhimento, apoio psicológico, jurídico e social. Trata-se uma iniciativa inédita, que estabelece parcerias entre governo municipal e estadual, o sistema de justiça, instituições de variados segmentos e sociedade civil. As próximas cidades do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, no qual Alagoinhas faz parte, a ser visitadas pelo programa serão Inhambupe e Jandaíra.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM