Instagram
Facebook
YouTube

Ações de drenagem, tapa-buracos e roçagem avançam em Alagoinhas


5 de setembro de 2025, 14:39

 

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), segue realizando um amplo conjunto de intervenções em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de preservar os espaços públicos, garantir a conservação de prédios municipais e melhorar a qualidade de vida da população. As atividades incluem mutirões de limpeza, roçagem, poda de árvores, recuperação de vias (tapa-buraco), drenagem e outras iniciativas de infraestrutura.

Nos últimos dias, os serviços se concentraram em diversos bairros e áreas estratégicas, como Urupiara, Urbis III (rua do Catu), entrada da rua dos Artistas, rua da Natural Gurt (Leovigildo Reis), 2 de Julho, Pinto Aguiar, Parque Santa Maria e entorno do Hospital Materno. Nesses locais, foram executadas ações de drenagem, reparos viários e utilização do caminhão “vacall”, veículo especializado em sucção de resíduos e desobstrução de canais. Nesta sexta-feira (5), as frentes de trabalho atuam na avenida Silva, Praça Kennedy e região do Pirinel.

De acordo com o assessor técnico da Seman, Raphael Ferrão, a manutenção contínua é fundamental para prevenir problemas futuros. “O acúmulo de areia, entulho e folhas pode obstruir as redes de drenagem e provocar alagamentos durante o período chuvoso. Além disso, a presença de mato alto favorece a proliferação de insetos, como mosquitos transmissores de doenças. Por isso, a roçagem frequente contribui para manter a cidade mais segura, limpa e saudável”, destacou.

A Diretoria de Serviço Público também reforçou as ações de zeladoria em locais de grande circulação. Foram realizados mutirões de varrição, roçagem e melhorias na iluminação em vias como a avenida Juracy Magalhães, 15 de Novembro e, mais recentemente, em bairros como Santa Terezinha, Luís Vianna, Marechal Deodoro, Miguel Velho, Alagoinhas IV, Baixa da Areia, Centro e Riacho da Guia, além de praças da cidade.

Raphael acrescenta que essas intervenções têm reflexos diretos no convívio social: “A manutenção adequada dos logradouros públicos deixa os espaços mais agradáveis e acolhedores, incentivando a população a utilizá-los para lazer, atividades físicas e convivência comunitária.”

Dentro da agenda de conservação predial, a Seman promoveu, na última quinta-feira (4), reparos estruturais em unidades escolares como Tomé de Souza, José Anchieta, Miguel Santos Fontes e Helenita Santana, além da Creche Imaculada Conceição. Também receberam serviços de manutenção o CAPS, a sede da Guarda Municipal, a Escola Maria de Lourdes (em Riacho da Guia), o Terminal Coletivo e a Estação de Transbordo.

As podas de árvores, pinturas de meio-fio e roçagens mecanizadas avançaram em áreas como a Marechal Deodoro, o Centro de Cultura, a Praça da Bandeira e o bairro Campo Belo. Já as ações de requalificação paisagística e urbanística estão em andamento no canteiro central da avenida Luís Vianna, na Praça dos Esportes e na avenida Pinto Aguiar.

Fotos: Arquivo Seman

 

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo