Alafolia 2016 traz estrutura completa com tema: a festa é do povo

22 de março de 2016, 13:00

Desmarquem todos os compromissos para os dias 20, 21 e 22 de maio. A Micareta de Alagoinhas, o Alafolia 2016, retorna com força total. Toda a estrutura montada para oferecer ao folião a segunda melhor micareta do Estado da Bahia. Como o tema “A festa é do povo”, o Alafolia, é uma realização da Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). Toda a programação está sendo montada e será divulgada em breve para a população.

alafolia 2016 2

E como ‘a festa é do povo’ a SECEL está preparando uma verdadeira folia para o público pipoca. Uma grade recheada de atrações com grandes nomes da música baiana e a valorização dos artistas da terra, de Alagoinhas. Dentre os itens da estrutura, estão garantidos o Camarote Popular, o Camarote para pessoas com deficiência, o Albergue Infantil, Postos de Saúde, Segurança pública e privada e uma novidade para amenizar os transtornos aos comerciantes, que é a mudança do local Camarote Oficial.

alafolia 2016 3

“Devido aos problemas financeiros em 2015, não conseguimos realizar o evento. Esse ano antecipamos a nossa organização e o Alafolia 2016 está garantido. Estamos resgatando o espírito dos antigos carnavais de rua. A festa é do povo e para o povo. Temos surpresas boas para esse ano como o circuito alternativo (palco do rock) e a garantia da inclusão social em todos os ambientes da festa. Os blocos e camarotes também prometem grandes atrações”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.

Já o secretário da SECEL, Roberto Costa, parabenizou o prefeito pelo retorno do evento, agradeceu a todo o corpo técnico e jurídico que estudou, avaliou e garantiu a folia deste ano. “Agradecer aos secretários da Fazenda (SEFAZ), Reginaldo Paiva, Planejamento (SEPLA), Roseane Santos e ao procurador do município (PROJU), Ricardo Marcolin, que nos deu todo o embasamento para que buscássemos os parceiros e a alocação dos recursos para realização do Alafolia 2016. Sem dúvidas será um grande evento”, pontuou.

alafolia 2016 4

Ainda, segundo Costa, a festa traz a alegria das antigas festas de rua e largos. “A nossa grade está sendo montada para que nós possamos agradar desde o público infantil até os da melhor idade, com as marchinhas de carnaval. Estamos montando uma grade bastante diversificada. A expectativa é grande, porém, em breve, vamos anunciar”, finalizou.

alafolia 2016 5

O evento envolve diversas secretarias como as de Comunicação (SECOM), Serviços Públicos (SESEP), Saúde (SESAU), Assistência Social (SEMAS), Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Além dos parceiros como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, SAMU, Ministério Público, entre outros.

A estrutura

alafolia 2016 6

Albergue Infantil – Iniciativa implantada em Alagoinhas, através da Secretária de Assistência Social (SEMAS), tem como objetivo abrigar, durante os dias da festa, os filhos dos profissionais informais que trabalham na Micareta, como barraqueiros, catadores de latinhas, cordeiros etc. Durante os três dias da Micareta as crianças participam de recreações, com parque infantil, videoteca, alimentação, baile interno, assistência médica 24h, além de abrigo e segurança.

alafolia 2016 7

Camarote Popular – Com um cunho social o acesso é permitido através da troca de latas de leite que são doadas a instituições de caridade. O camarote é frequentado por famílias que gostam de participar da festa em um lugar mais tranquilo e com uma vista privilegiada. Implantado nos últimos anos, o lugar é bastante disputado por proporcionar segurança, comodidade e conforto.

alafolia 2016 8

Camarote de pessoas com deficiência – Com uma estrutura totalmente adaptada para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, o camarote é um instrumento de resocialização e inclusão social. O acesso é livre e a localização, ao lado do Camarote Oficial, proporciona segurança e conforto para aqueles que merecem atenção especial. A estrutura conta com rampa, proteção com guarda-corpo e segurança privada.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM