Instagram
Facebook
YouTube

Alagoinhas forma 50 árbitros em curso de capacitação e valorização do futebol local


5 de julho de 2025, 14:11

 

Nesta sexta-feira, 4, no Espaço Colaborar, a Liga Desportiva de Alagoinhas (LDA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), realizou a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Atualização e Capacitação para Árbitros de Futebol, contemplando 50 participantes. A iniciativa integra os investimentos da Prefeitura de Alagoinhas no desenvolvimento do esporte municipal e contou com a parceria da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) para a realização da formação.

“Em nome do prefeito Gustavo Carmo e do secretário de Governo, Anderson Baqueiro, quero dizer que é uma grande satisfação participar da entrega desses certificados, pois essa ação demonstra que estamos no caminho certo, buscando o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam no esporte. Essa formação reforça que o esporte é algo sério, capaz de transformar vidas, gerar desenvolvimento econômico e, sobretudo, promover inclusão social”, afirmou o secretário da Secet, João Henrique Paolilo.

Para o presidente reeleito da LDA, Xaxa Barretão, o apoio da Prefeitura de Alagoinhas foi essencial para a realização do curso. “Há oito anos não tínhamos uma capacitação como essa e, graças à prefeitura e às secretarias envolvidas, hoje entregamos 50 certificados aos profissionais do apito. Agradecemos à gestão municipal pela confiança, incentivo e fortalecimento do esporte na cidade. Esses árbitros e árbitras agora estão aptos e preparados para atuar em jogos oficiais da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e em competições amadoras. Esse curso representa um passo importante para a valorização da arbitragem e para o fortalecimento do nosso futebol. Que seja apenas o início de uma trajetória de muito sucesso dentro das quatro linhas”, ressaltou Xaxa.

Filiado à FBF, o árbitro Thiago Mercês Pinto Santos aproveitou a formação para aprender mais detalhes sobre o tema. “Foi um momento muito importante para nos atualizarmos, pois o futebol exige constante renovação. Agradeço à prefeitura, por meio da Secet, e à LDA pela estrutura oferecida, pelo estádio, pelos instrutores e por todo o suporte. Estamos capacitados e, a partir da convocação da federação, poderemos atuar tanto em eventos na nossa cidade quanto em outros municípios”, destacou Thiago.

Já a árbitra Jéssica Alves da Costa de Almeida, que integra os quadros da FBF e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ressaltou a importância do curso para a atualização técnica e ampliação das oportunidades na área. “Já havia feito um curso em Alagoinhas em 2017 e, em seguida, fui para Aracaju, onde participei de outra formação para ingressar na CBF, com carga horária de 270h. Passei nos testes físicos e teóricos e permaneço no quadro até hoje. O curso realizado agora em Alagoinhas foi fundamental, pois as regras estão sempre mudando, e é essencial acompanhar essas atualizações”, explicou Jéssica.

Felipe Anderson Santa Rita da Silva participou pela primeira vez de uma formação oficial para árbitros. Ele contou que antes atuava de forma amadora, sem certificação, e agora se sente mais preparado. “Hoje estou apitando pela LDA, em diversos jogos e campeonatos na cidade, e tudo isso é muito gratificante. Esse curso veio para agregar, pois agora temos mais prática e segurança”, finalizou Felipe.

 

Jéssica Alves da Costa de Almeida
Felipe Anderson Santa Rita da Silva
Thiago Mercês Pinto Santos

 

 

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo