Instagram
Facebook
YouTube

Alagoinhas inaugura parceria inédita entre SUS e hospital privado na Bahia


15 de novembro de 2025, 16:29

Alagoinhas é a primeira cidade da Bahia a oferecer atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade da rede privada, pelo programa “Agora Tem Especialistas” (ATE), do Governo Federal. Na manhã deste sábado, 15, representantes do Ministério da Saúde compareceram ao município para formalizar a adesão com o Hospital Alagoinhas (HA), por meio da assinatura do termo de parceria com o Governo Federal.

Com o novo modelo, que prevê a compensação de impostos federais a vencer, o HA passará a receber pacientes de toda a macrorregião, ofertando atendimento especializado em clínica médica oncológica, além de cirurgias como: osteomuscular (ortopédica); aparelho geniturinário (urológica); sistema da visão (oftalmológica); vias aéreas superiores (otorrinolaringológica); face, cabeça e pescoço; além de procedimentos do aparelho digestivo, incluindo colectomia (remoção parcial ou total do cólon) e outras intervenções por videolaparoscopia.

As marcações serão realizadas pelas centrais de regulação do Estado e do município, mediante agendamento prévio. Segundo dados divulgados pela equipe do Agora Tem Especialistas, o HA deve converter R$ 3,5 milhões em atendimentos para o SUS em créditos financeiros, que serão usados para o abatimento de tributos federais a vencer. Esse volume de recursos, que equivale a uma média de R$ 500 mil mensais em oferta de atenção especializada, será transformado em cerca de cem cirurgias por mês em Alagoinhas.

Durante a visita à unidade, o diretor nacional do ATE, Rodrigo Oliveira, detalhou como o programa atuará ampliando a oferta de serviços especializados para a população. “O Programa é esse esforço, essa mobilização geral do SUS, que o Governo Federal, junto com os estados e municípios, vem fazendo para reduzir o tempo de espera e prestar atendimento especializado. Esse programa foi lançado em 30 de maio e está agora chegando à fase de implementação. No caso, o Hospital Alagoinhas fará o atendimento e receberá um crédito financeiro emitido pelo Ministério da Saúde e, com esse crédito, o hospital vai à Receita e abate a dívida. Esse é um movimento inovador, que está possibilitando a ampliação dos serviços de saúde para todos. Por conta da adesão do HA e, obviamente, pela capacidade técnica do prefeito Gustavo Carmo e do secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, em agilizar o processo de adesão, tivemos a oportunidade de fazer Alagoinhas protagonista nesse formato do programa”, frisou Rodrigo.

O prefeito Gustavo Carmo enfatizou o impacto positivo que a implantação do programa trará para o atendimento de mais pessoas tanto de Alagoinhas quanto de toda a macrorregião. “Considero esse momento de hoje algo histórico, pois é o início do programa ATE do Governo Federal em nossa Alagoinhas. Nos orgulhamos muito por sermos a primeira cidade da Bahia a firmar esse tipo de convênio com um hospital privado, abrindo as portas do HA para atender o povo que mais precisa, nessa parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal, o que nos enche de alegria. Quero agradecer ao deputado federal Joseildo Ramos, que colaborou para que esse programa acontecesse em nossa cidade, de forma tão concisa e eficiente. Alagoinhas é uma cidade que já é referência regional, e estamos trabalhando para consolidar cada vez mais esse espaço em nível estadual. Ver a saúde de nossa cidade sendo fortalecida nos traz a sensação do dever cumprido e também a necessidade de continuarmos trabalhando cada vez mais para fazermos ainda mais entregas para nossa gente”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, explicou que o acesso aos serviços do HA, agora integrado ao SUS, trará mais facilidade ao cotidiano da população. “Antes, muitos pacientes enfrentavam dificuldades e precisavam sair de Alagoinhas para outras cidades em busca desse tipo de atendimento. Essa parceria, firmada entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e o município de Alagoinhas, vem atender a uma demanda reprimida que se intensificou durante a pandemia de Covid-19. Ampliamos de forma significativa nossa capacidade de atendimento, somando esse avanço ao trabalho que já realizamos com a abertura do nosso Centro de Cirurgias Eletivas. Celebrar esse convênio é reconhecer que Alagoinhas vem ganhando destaque estadual, tornando-se uma cidade de referência no cenário da saúde pública”, enfatizou.

O HA é o maior de toda a região atendida pela Diretoria Regional de Saúde de Alagoinhas, que engloba 32 municípios em um raio aproximado de 200 quilômetros. O diretor de receita do Grupo Athena (responsável pela administração do Hospital Alagoinhas), Horácio Battistini, enalteceu a adesão ao ATE como forma de ampliação dos atendimentos.

“Vimos que o programa Agora Tem Especialistas era aderente à nossa visão de mercado e à nossa disponibilidade. Assim, surgiu para a gente como uma oportunidade em dois sentidos: uma nova linha de negócio para o grupo, que traz receita, e também a chance de cumprir o papel social de levar saúde de qualidade e custo justo para mais pessoas. Há algumas etapas ainda, como o direcionamento dos pacientes e as consultas pré-cirúrgicas, um trabalho que precisa ser feito para iniciarmos as cirurgias, mas, da nossa parte, já estamos prontos, e podemos começar a fazer as cirurgias amanhã”, disse Horácio.

Também participaram da assinatura do termo de adesão ao ATE, a assessora da Secretaria Estadual de Saúde, Mônica Frank (que representou a secretária Roberta Santana), a representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA), Maria Luiza Campelo, e o diretor do Hospital Alagoinhas, Luiz Sampaio.

 

Rodrigo Oliveira

 

Fotos: Joan Souza

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo