Equipes do setor de endemias seguem mobilizadas, com ações estratégicas de combate à Dengue, Zika e Chikungunya nos bairros de Alagoinhas. Paralelamente às medidas de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura tem intensificado o trabalho dos agentes, que atuam com plantões inclusive aos feriados e finais de semana, com a inspeção de depósitos e terrenos baldios, a notificação e pulverização espacial nos logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos das doenças.
Atenta ao período chuvoso, que favorece o ciclo reprodutivo do vetor, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) utiliza um novo inseticida, em nebulizadores costais motorizados para combater o mosquito transmissor das arboviroses, e chama a atenção quanto à importância do envolvimento da comunidade na redução eficaz dos índices de infestação do Aedes aegypti. “Estamos trabalhando em localidades de todo o município, mas é fundamental o apoio da população. A conscientização é necessária para que possamos realmente eliminar criadouros positivos e evitar novos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. As equipes têm trabalhado seguindo rigorosamente as normas técnicas preconizadas e pedimos aos moradores que cuidem dos seus quintais, retirando pneus, vasos, latas, garrafas e recipientes que possam acumular água das suas casas. Através de um esforço coletivo, conseguiremos avançar no combate ao mosquito”, destacou a coordenadora Telma Pio.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as equipes seguem o protocolo ministerial, nas visitas domiciliares a residências com moradores idosos, gestantes ou com circulação de crianças, e atuam apenas na área externa dessas casas, em decorrência da pandemia do coronavírus. A gestora enfatiza, porém, que a ação de combate a arboviroses é contínua e que, embora não possam adentrar integralmente as casas, os agentes permanecem em campo, orientando a população, realizando o tratamento perifocal nas áreas de difícil acesso, agindo prontamente para reduzir os riscos de transmissão e eliminando focos do vetor.

Foto: Divulgação
Esta semana, profissionais realizaram uma ação de bloqueio com nebulizador costal motorizado na região do 15 de novembro, e agentes de endemias atuaram também no centro, em Alagoinhas Velha, Santa Terezinha e Silva Jardim. O trabalho focal foi realizado ainda no Barreiro e na Baixa da Candeia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo produto utilizado na pulverização para eliminar o mosquito alado segue as determinações e especificações técnicas do Programa Nacional de Controle da Dengue. Diferentemente do inseticida antigo, o produto utilizado não requer diluição, não tem odor, não mancha e se degrada rapidamente no meio ambiente. Segundo dados da Vigilância, a formulação foi diretamente fabricada para a ação com foco na saúde pública.