Alagoinhas participa do XVIII Fórum da UNDIME Bahia, em Salvador

11 de abril de 2019, 17:39

Com foco nos desafios das unidades de ensino e na perspectiva de debater sobre avanços na educação pública de qualidade, Alagoinhas participa, esta semana, do XVIII Fórum da UNDIME Bahia, em Salvador.

Voltado a dirigentes municipais da educação, equipes técnicas das secretarias, diretores, coordenadores, conselheiros, pesquisadores e docentes da rede pública, o evento propõe, este ano, debates sobre financiamento da educação, discussões sobre gestão democrática, atividades relacionadas à formação de professores, abordagens quanto aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular e oficinas das áreas administrativa e pedagógica.

Representada pelos gestores Tácio Lobo e Jean Afonso, além da diretora pedagógica do município, Keite Lima, Alagoinhas se junta a outras 230 cidades para o fórum 2019 e busca, no espaço de interação e compartilhamento, uma forma de trazer, para Alagoinhas, reflexões e ações articuladas que potencializem o ensino no âmbito municipal.

Foto: Divulgação/SEDUC

“A participação em discussões atuais sobre educação amplia nossas possibilidades de fortalecer as ações desenvolvidas em prol de uma educação de qualidade, que promova a equidade dentro e fora da sala de aula. A troca de experiências com os dirigentes e equipes técnicas representados reforça a necessidade de uma gestão democrática na educação”, enfatizou Jean Afonso, subsecretário municipal de educação, que assume a gestão estratégica da pasta a partir do próximo dia 19.

E, como o aprendizado, na área da Educação, não se consolida apenas em uma via de mão única, os gestores municipais de Alagoinhas levaram, para o Fórum estadual da Undime, em Salvador, o grupo “Resgate Samba de Roda”, da comunidade do Tombador, que levou, na composição, no ritmo e no gingado um pouco das tradições da cultura baiana.

Liderados por Gilberto Borges, os 20 componentes do grupo, popularmente conhecido como “Farinhada”, em Alagoinhas, se apresentaram na abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (10), e voltaram a tocar nesta quinta-feira (11), reenergizando os participantes do fórum de debates sobre a educação pública.

Foto: Divulgação/SEDUC

“Esse grupo é da própria comunidade, que antes tinha uma relação muito forte com a cultura do samba de roda. O interessante é notar que muitos jovens estão participando também. Estamos resgatando uma cultura que estava morrendo na comunidade. Para o evento, o 1° convite aconteceu em Alagoinhas, ano passado, quando fizemos uma apresentação na Câmara de Vereadores e nos chamaram para o Fórum estadual de Salvador. Poucos dias atrás, esse convite foi oficializado. No grupo, o pessoal não fez curso, mas buscamos, cada vez mais, fortalecer as raízes da nossa comunidade, o Tombador. É uma parceria muito boa. Com a Secretaria de Educação apoiando e outras pastas envolvidas, como a Secretaria de Assistência Social, nós só temos a somar. É uma evolução pra todo mundo”, pontuou Gilberto Borges, que levou, para o fórum, um pouco da cultura que deve ser abarcada nas discussões sobre uma educação de qualidade que contemple as singularidades das regiões do Brasil.

Além de apresentações culturais e oficinas, o XVIII Fórum Estadual traz este ano, uma programação que abarca temáticas como “políticas de currículo”, “aplicabilidade do plano de carreira” e “gestão pedagógica”, entre outras discussões suscitadas.

O evento, realizado pela entidade que congrega os dirigentes municipais de educação do estado da Bahia (UNDIME Bahia), começou na quarta-feira (10) e segue até esta sexta (12).

Segundo a organização, um dos objetivos do fórum é qualificar a gestão da educação pública por meio do processo formativo.

Foto: Divulgação/SEDUC

Até o momento, mais de 500 profissionais da área da Educação estiveram no evento promovido este ano, em Salvador, e um encontro nacional está previsto para agosto.