Alagoinhas realiza 1ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador

24 de outubro de 2022, 18:46

Na sexta-feira (21) e sábado (22), Alagoinhas recebeu, pela primeira vez, um campeonato oficial de marcha do Cavalo Mangalarga Marchador. Promovido pelo  núcleo baiano dos criadores da raça, a 1ª Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador foi realizada no Parque de Exposições Miguel Fontes e teve a Prefeitura como principal parceira, garantindo o espaço e toda a infraestrutura necessária.

Sucesso em qualidade e participação, o evento atraiu criadores de mais de 10 cidades, incluindo Feira de Santana, e reuniu 120 exemplares da raça, que participaram de competições, de acordo com cada categoria, tendo como árbitro Fabiano Bitencourt. Bem pontuado, o animal tem seu valor de mercado muito valorizado e pode participar do campeonato nacional a ser realizado ano que vem, em Belo Horizonte, evento considerado a “Copa do Mundo do Mangalarga Marchador”.

Com origem em Minas Gerais, e atualmente maior raça da América Latina, e com peso extremamente significativo na economia brasileira devido à sua versatilidade, por ser dócil, é usado para cavalgadas, no campo, é valorizado pela sua força e conforto.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o setor tem um crescimento médio de 10% ao ano de criadores e negócios, com geração de milhões de empregos em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Criador do Haras Sauípe, e membro da Comissão Organizadora do núcleo baiano, Geraldo Melo elogiou a iniciativa da gestão municipal de incentivo ao setor e enalteceu a importância do evento. “A raça está difundida no Brasil , e a Bahia, em especial, é o maior criatório de Marcha Picada do país, inclusive é referência na raça, sendo que a nossa região é onde ficam os maiores criatórios do estado, mas até então não existia um espaço aqui para promover o fomento desse negócio, que gera tanta renda e empregos para o estado. Então, Alagoinhas está preenchendo ‘uma lacuna’, que antes era somente ocupada pela capital e Feira de Santana, graças à visão do governo municipal , que trabalhou tanto para a articulação como em todas as melhorias necessárias para que a Copa pudesse ser realizada aqui, como por exemplo adequação das baias, e no quesito sanidade, o que torna o evento mais seguro” .

“ Nós fomos procurados pelos criadores de cavalo mangalarga marchador, e discutimos sobre uma parceria para a trazer a primeira copa marcha da raça, na cidade. Deu super certo e chegou em ótimo momento, uma vez que um dos principais focos da gestão da Secretaria de Agricultura é o Parque de Exposições , que passará a se chamar ‘Parque de Exposições e Eventos de Alagoinhas’, onde já vínhamos fazendo diversos incrementos, como por exemplo, o início da construção da pista de vaquejada” , contou o titular da pasta de Agricultura, George Caboré.

“ A importância de Alagoinhas sediar o evento é muito grande, pelo polo regional que a cidade representa”, endossou o presidente do núcleo baiano e criador do Haras Taquari ,localizado em Conceição de Feira, Lucas Simões.

Além de ser responsável pela maior parte dos negócios no mercado de cavalos do país, a criação do mangalarga marchador também é reconhecida pelo trabalho filantrópico da Marchadores Pela Vida ( MPV), associação formada por criadores da raça e estruturada com apoio da Associação Brasileira, que viabiliza a arrecadação de fundos para ajudar que instituições filantrópicas com projetos bem direcionados realizem atendimento com excelência para pacientes em situações de vulnerabilidade como é o caso do Hospital Martagão Gesteira, na Bahia.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM