Alagoinhas recebe o VII Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental

24 de março de 2023, 12:40

Entre os dias 22 e 25 de março Alagoinhas recebe a sétima edição do Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental – VII COBESA, com tema central: Gestão integrada das águas como bem comum e direito essencial à vida: desafios da cidadania ambiental. Sediado no campus II da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), trata-se do principal congresso do estado sobre saneamento e meio ambiente, que acontece a cada dois anos.

O  evento técnico-científico é promovido pelas universidades públicas da Bahia e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Bahia, e contou com patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.

“Hoje nós sabemos que é urgente pensar as questões socioambientais em nosso planeta. Então, agregar várias instituições de educação superior e a comunidade externa com esse pensamento só nos engrandece”, reconhece a profª. Adriana Marmori, reitora da UNEB.

O VII COBESA traz 25 convidados palestrantes com formação acadêmica e experiência nos temas discutidos. As atividades do congresso incluem conferências, mesas redondas, palestras, sessões de apresentação de trabalhos técnico-científicos e exposições, um ambiente muito propício para parcerias, fomento de inovações tecnológicas e troca de soluções entre as instituições participantes.

Luiz Roberto Moraes, professor emérito da Universidade Federal da Bahia e presidente do I COBESA, ressalta a importância de ter a possibilidade de discutir políticas das águas, de saúde ambiental e de saneamento, extrapolando o ambiente acadêmico. “Com o diálogo com a sociedade é possível saber quais são suas demandas, para que a academia possa desenvolver pesquisas com esse fim. Essa interação é fundamental”, explica Moraes.

Para o prefeito Joaquim Neto, a participação em eventos como esse é fundamental para o desenvolvimento do município e para o planejamento dos ações.  “Alagoinhas costuma protagonizar a pauta do saneamento. Nosso Plano Municipal de Saneamento foi espelho para o plano nacional. Sempre tivemos parcerias com professores e pesquisadores da área nos projetos de nossa cidade, então é um prazer muito grande compartilhar esse momento com o meio científico e acadêmico”, comenta Joaquim.

A secretária municipal de Infraestrutura, Maria das Graças Reis, também reconhece a importância de participar e apoiar o evento: “Nós temos, para mim, a melhor água do mundo! Então é imprescindível saber o que está ocorrendo no mundo em relação à preservação de mananciais, gestão de águas e preservação ambiental.”

A abertura do evento realizada na quarta-feira (22), oportunamente na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, contou com a participação de membros da comunidade científica, da comissão organizadora do congresso, gestores da UNEB e de autoridades municipais. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes os secretários municipais João Rabelo (Governo), Maria das Graças Reis (Infraestrutura), profª. Iraci Gama (Cultura, Esporte e Turismo), a assessora de Integração Comunitária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto Leila Pires e o vereador Thor de Ninha.

Veja algumas imagens da abertura do congresso:

Fotos: Roberto Fonseca