O Projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento, uma parceria da Prefeitura de Alagoinhas com a União Européia e Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil) iniciou no dia 5 de setembro, a qualificação profissional de jovens e adultos que fazem parte das áreas de interferência do projeto como Jambeiro, Cruzeiro dos Montes e parte do Mangalô.
O processo seletivo para o ingresso nos cursos foi realizado no mês de julho e agosto onde foram inscritos 520 pessoas. Foram oferecidas vagas para auxiliar administrativo, eletricista predial, assistente de produção, preparador de salgados e folheados e panificação básica. Estes últimos já estão sendo ministrados na unidade Móvel do SENAI, estacionada na sede do Grupo da Amizade, no Jambeiro, nos turnos matutino e noturno.
O Projeto engloba o desenvolvimento econômico e social e vai ajudar o município a definir estratégias e formas para criar novas parcerias com setores públicos/privados e do terceiro setor. Nasceu de um conjunto de esforços do município de Alagoinhas, junto à AVSI Brasil e a União Européia (EU). Tem como objetivo a redução da vulnerabilidade social de áreas circunvizinhas aos pólos industriais, especificamente, nas comunidades de Cruzeiro do Monte, Jambeiro e entorno da nova área industrial.