Alagoinhas tem nova sede do CAPS III: Parque Floresta

17 de junho de 2014, 11:41

O prefeito Paulo Cezar e o secretário da Saúde Reginaldo Paiva inauguraram na manhã desta terça-feira, 17, a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), chamado de “Tom Brasil”, no Parque Floresta. A mudança da localidade – do Pedro Braga para a atual – ocorreu devido ao aprimoramento do atendimento, com salas mais amplas, apesar de o tratamento já ser considerado ótimo na sede antiga. O CAPS III é um importante dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado, que atende pessoas que sofrem com transtornos mentais.

“A saúde mental é um bem precioso e a preocupação em termos serviços de excelência é obrigação de qualquer gestor”, comentou o prefeito Paulo Cezar. Aproveitou para elogiar a dedicação do secretário Reginaldo Paiva, do coordenador do CAPS Moacir Lira, de todo o corpo técnico da unidade e do ex-secretário e atual vereador José Edésio.

Lembrou que o nome “Tom Brasil” é uma prova de que as pessoas, mesmo passando por situação adversa, conseguem se superar e criar artes: “Tom Brasil é um exemplo e orgulho para a cidade”, afirmou o prefeito. Antonio Carlos Ribeiro Vicente, o “Tom Brasil”, foi um ex-usuário do CAPS e também poeta e compositor musical. Ele deixou uma vasta obra, todas manuscritas na qual a família pretende lançar em livro. Moacir Lira afirmou que o poeta conheceu os dois tipos de tratamento: o anterior, manicomial com internação, e o de atendimento atual, utilizado pelo CAPS, no qual a convivência, o apoio da família e o desenvolvimento de talentos dos usuários são acionados. O pai de Tom Brasil, José Vicente, agradeceu a homenagem ao lado de outros familiares.

Para o secretário Reginaldo Paiva, a nova sede pode ser resumida em uma única palavra “dignidade. É isso que estamos buscando para as pessoas que procuram o centro, porque elas estão em um momento em que precisam de uma mão amiga, de pessoas especializadas que saibam lidar com seus problemas. Aliamos a este tratamento, acomodações decentes”.

O coordenador do CAPS III Moacir Lira acredita que a unidade de Alagoinhas é a melhor unidade da Bahia. “Gostaria de agradecer ao prefeito Paulo Cezar pela dedicação e pelo apoio para termos uma nova sede. Também é importante agradecer ao corpo técnico do CAPS”. Informou que o centro atende 40 usuários por dia. A inauguração da nova sede teve uma festa junina com muito forró e comidas típicas.

O centro contará com acolhimentos masculino e feminino, posto de enfermagem, sala de triagem, recepção, salas de atendimento individuais (3) e de grupos (4), sala de administração, despensa e área externa para lazer.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Geraldo Almeida, secretários e vereadores.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM