Em Alagoinhas, este domingo, 21, em Alagoinhas foi marcado por esporte, solidariedade e conscientização com a realização da 1ª Corrida da Apae e de um passeio ciclístico que movimentaram as ruas da cidade. Os eventos, que ocorreram em diferentes pontos, reuniram centenas de pessoas em prol de causas importantes para a comunidade.
A manhã começou cedo para os cerca de 800 participantes da primeira edição da corrida organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Alagoinhas. Com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição, o evento teve largada às 6h30, na Praça da Bíblia. Os atletas puderam escolher entre percursos de 5 km para corrida e 3 km para caminhada. O trajeto, que teve início e fim na Praça da Bíblia, percorreu as avenidas Joseph Wagner e Juracy Magalhães.
De acordo com Jailda Argôlo, presidente da Apae Alagoinhas, os valores arrecadados com as inscrições serão utilizados para manter as atividades da Apae, que enfrenta um período de dificuldades financeiras. “Tivemos apoio de todos os vereadores que contribuíram, por exemplo, com itens para o café da manhã. A Prefeitura de Alagoinhas também no apoiou, com a estrutura física, sonorização e banheiros químicos, providenciados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo”, disse ela.
Pedal pela conscientização
Enquanto uns corriam por solidariedade, outros pedalavam por um trânsito mais seguro. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) promoveu um grande passeio ciclístico como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito de 2025. O evento buscou promover a conscientização sobre a importância da união de todos – motoristas, ciclistas e pedestres – para a construção de um trânsito mais humano e seguro.
O passeio reuniu centenas de participantes, incluindo crianças, adultos e atletas de grupos de ciclismo da cidade; os 100 primeiros inscritos foram presenteados com uma camiseta especial do evento. A concentração teve início e fim no centro da cidade, na Praça da Bandeira. O percurso ciclístico passou por bairros como Praça Kennedy, Santa Isabel, 2 de Julho e Jardim Petrolar.
Fotos: Rafael Santos/Secom/Alagoinhas