Os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais iniciaram nesta quarta-feira, 8, a sua participação na Prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). Toda a Prefeitura de Alagoinhas está apoiando o trabalho da Secretaria de Educação (Seduc) neste processo, unindo forças para garantir a totalidade da presença das crianças e adolescentes nestes dias de avaliação.
“Nos dias que antecedem as provas, nós reforçamos o trabalho de busca ativa que acontece desde o início do ano. Toda a equipe escolar está envolvida, conversando muito com os estudantes e as famílias, motivando-os, porque a prioridade é a aprendizagem, e a frequência é necessária para que essa aprendizagem aconteça”, pontuou a secretária municipal de Educação, Rita Bastos.
Segundo a diretora pedagógica da Seduc, Queila Oliveira, Alagoinhas vive um processo histórico no setor educacional com a participação de 100% de comparecimento às escolas. “Temos 44 escolas participando dessa prova e, nestes dois dias da Sabe, estamos registrando a totalidade de estudantes durante a prova. Todos estão mobilizados, desde as nossas Escolas, com seus estudantes, funcionários e famílias, até a Prefeitura com uma forte atuação do Prefeito Gustavo Carmo, da Secretária Rita Bastos e toda a equipe da Secretaria de Educação. Estamos unidos neste processo”, disse.
Ana Júlia dos Santos, 14, contou que as professoras e a coordenação do CMA já vinham trabalhando os conteúdos e preparando os estudantes para esse momento da prova. “O pessoal da escola avisou aos pais sobre a importância dessa prova, que não deveríamos deixar de estar na escola nos dias da prova. Acho que será algo importante porque daí vamos saber o nível dos alunos que estudam aqui”, pontuou a estudante.
Segundo Alan Gomes Santos, 14, a intenção é se dedicar totalmente à prova e, principalmente, se concentrar para trazer um bom resultado. “Me dediquei antes, estudando, e vou me dedicar muito na hora da prova também. Estudei muito o Português e a Matemática e acho que vou me sair bem”, diz ele.
Sabe e Saeb
Este ano, as provas Sabe e Saeb acontecem de 6 de outubro a 14 de novembro. Cerca de 3 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, distribuídos em 44 escolas das zonas urbana e rural do município, devem participar das avaliações.
Criado em 2007 pelo Governo da Bahia, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) é uma avaliação anual que subsidia o monitoramento da qualidade do ensino nas redes públicas estadual e municipais. Ele produz diagnósticos sobre a proficiência dos estudantes e orienta o acompanhamento e a realização de intervenções pedagógicas nas escolas. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a cada dois anos na rede pública, é um conjunto de avaliações em larga escala que permite ao Governo Federal realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e identificar fatores que podem influenciar o desempenho dos alunos.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes e auxilia escolas, redes municipais e estaduais na avaliação da qualidade do ensino oferecido. Seus resultados servem como indicadores da qualidade da educação no país, oferecendo subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas baseadas em evidências. As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono registradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Fotos: Roberto Fonseca- Secom