A população de Alagoinhas recebeu com entusiasmo o anúncio da obra requalificação do viaduto da Rua do Catu, feito pelo governador Jerônimo Rodrigues durante visita ao município nessa quinta-feira, 25. A intervenção do Governo da Bahia responde a uma demanda aguardada desde abril de 2024, quando o local foi interditado, e promete resolver de forma definitiva os problemas de infraestrutura na região.
O aviso da licitação para a elaboração dos projetos executivos e a execução da obra foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta, 26, um dia após o anúncio do governador. O edital e seus anexos estarão à disposição a partir da próxima segunda, 29, no site da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O investimento estimado é de quase R$ 10 milhões, a ordem de serviço deve ser assinada em meados de novembro e a previsão de conclusão da obra é de oito meses.
A comerciante Claudiana de Jesus Santos relembra que, na época da interdição do viaduto, a situação dos pequenos empresários da região também se modificou devido à mudança no trânsito. Para ela, o aviso oficial do governo traz mais tranquilidade aos trabalhadores que resolveram permanecer nas imediações do elevado.
“A interdição impactou a nossa realidade, muitas pessoas fecharam seus comércios, as vendas caíram muito. Ficar trabalhando nessa área do viaduto também causa um pouco de desconfiança, mas, agora estamos felizes com o anúncio da licitação. Esperamos que a obra comece logo e que essa situação se resolva, para que nossos comércios voltem a ter mais vendas, e que novas lojas abram aqui”, enfatiza Claudiana.
Para Jackson dos Santos, que transita pelas ruas das imediações do elevado, a obra trará mais organização ao tráfego do Centro de Alagoinhas. “Acho que a primeira coisa que vai acontecer será uma organização melhor no trânsito. A gente espera que a obra traga avanços, porque, com o viaduto pronto, vamos ter menos congestionamentos, as pessoas poderão circular mais tranquilas, facilitando o acesso às ruas e bairros próximos”, avalia.
Morando há 25 anos nas proximidades do viaduto, Lilian Guimarães Pereira Abreu destaca que a recuperação do viaduto trará mais valorização aos imóveis da região. “A interdição acabou desvalorizando nossas casas, sem falar que era muita poeira, acúmulo de lixo próximo, e muitos problemas que perduraram até hoje. Essa obra vai trazer mais conforto, valorização financeira da área. Esperamos que a parte de baixo seja revitalizada também, com iluminação, que seja um espaço de convivência para nós. A expectativa para essa obra é alta, porque vai melhorar nossas condições de vida”, afirma.
“Reitero os meus sinceros agradecimentos ao nosso governador, Jerônimo Rodrigues, que mais uma vez demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade. O anúncio dessa obra crucial, que responde a uma demanda antiga e urgente da nossa população, é o resultado de muito diálogo e de uma parceria sólida que a nossa gestão municipal mantém com o Governo do Estado, para transformar os anseios da nossa gente em realidade. Continuaremos trabalhando para que Alagoinhas avance cada vez mais, com obras e ações que façam a diferença na vida de cada cidadão”, ressalta o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo.
Obra do viaduto entrou na lista de ações do Governo Estadual para Alagoinhas
Lilian Guimarães Pereira Abreu
Jackson dos Santos
Claudiana de Jesus Santos
Fotos: Roberto Fonseca e Rafael Santos/Secom/Alagoinhas