Instagram
Facebook
YouTube

Arte que faz bem para a mente


10 de setembro de 2015, 11:00

Uma reunião de jovens senhoras animadas. “O médico disse que era para eu me ocupar. Procurar ser útil e fazer alguma atividade. Ando esquecendo as coisas ou fico em casa sem ocupação, declarou uma moradora de Santa Terezinha que aproveitou a oportunidade da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), para integrar a turma do curso de emborrachados, oferecido, gratuitamente, na tarde desta quarta-feira, 09, no Mercado do Artesão.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Artesãs experientes e curiosas se uniram em meio a conversas, cânticos e muitas risadas à aula promovida pelo professor Francisco Rodrigues Simões. “Enquanto eu tiver energia, vou transmitir tudo que sei”, disse o aposentado, que se ofereceu a compartilhar as artes que domina de maneira voluntária.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Para Wanda Dórea, a ideia é expandir o conhecimento que era básico. “Já trabalho há algum tempo com E.V.A., mas é sempre bom a gente renovar e aprender novas técnicas”, explicou. A exemplo do curso de fuxico, realizado na semana anterior, as comerciantes já oferecem o fruto do aprendizado nos balcões das lojas. Cecília Caetano dos Santos já produz emborrachados há 15 anos e vive deste ofício. “E a terapia que é? A um baixíssimo custo. Qualquer pessoa pode aprender e fazer um bom dinheiro com essa forma de artesanato”, incentivou a artesã. Edméa Góes vai seguir o conselho: “beneficia como terapia, ajuda a ganhar um dinheiro e aumentar a renda familiar. Estou achando maravilhoso. Enriquece a autoestima do ser humano. Quero participar de todos que eu puder”, finalizou.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Na manhã desta quinta-feira, 10, o grupo de artesãos se reuniu, na Galeria de Arte do mesmo local, para reogarnizar a Câmara de Artesanato do Conselho de Cultura e construir projetos de fomento. A câmara conta com recursos disponíveis pelo Fundo Cultura para o fortalecimento do artesanato no município.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo