Instagram
Facebook
YouTube

Até o final de 2016 Alagoinhas terá 2.242 vias com CEP e nomes


16 de março de 2016, 13:00

São nove regiões administrativas, 32 bairros e 2.242 vias em Alagoinhas. Esses números foram identificados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN). Todo esse processo vem sendo realizado para atualizar a cartografia na cidade e, consequentemente, a definição de um mapa onde todas essas vias possam ser nomeadas e receberem CEP. Esse processo de identificação e atualização acontece em parceria com os Correios.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Toda a malha viária da cidade, dentro do novo perímetro urbano, foi mapeada através do Programa ‘Identificador’. Becos, vielas, travessas, praças, ruas e avenidas foram identificados. Após a compilação desses dados o município vai realizar audiência pública para apresentar o Projeto – Sua rua tem nome. Nesse momento, moradores, associações de bairros e sociedade civil organizada como um todo deve opinar e definir o nome daquelas vias que ainda não possuem identificação.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Atualmente, 1513 vias estão ‘identificadas’ entre oficiais, extra-oficiais e oficiosas. Esse número é ainda menor quando se trata da padronização do CEP, através dos Correios. O “Sua rua tem o nome” terá como objetivo nomear essas 729 vias (sem registros e sem nomes), além da implementação do CEP para cada uma delas. “Será, sem dúvidas, uma das cidades mais modernas e atualizadas com relação à identificação, nomeação e registros dos espaços públicos. Vamos entregar o projeto pronto até o inicio do mês de abril. Depois disso, os Correios ficam responsáveis por essa programação e distribuição dos CEP’s”, afirmou a secretária da SECIN, Sônia Fontes.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Após a entrega do projeto pela prefeitura e definição dos nomes pela sociedade civil organizada, o projeto tem que ser aprovado pela casa legislativa, sancionado pelo executivo e entregue aos Correios. Segundo representantes do órgão, após toda essa tramitação, em média seis meses para estar tudo pronto na prática. A previsão é que até o final de 2016 ou inicio de 2017 o projeto esteja funcionando 100%.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

Para o prefeito Paulo Cezar essa é uma demanda antiga da cidade, que será solucionada com esse investimento. “Com o programa nós conseguimos mapear onde começa e termina cada via, podendo ampliar o Programa de Requalificação Urbana. Facilita a identificação dos imóveis, para tributação do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana – IPTU e facilita o trabalho dos Correios para a entrega das correspondências”, concluiu.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

O “Identificador” é um mecanismo elaborado para gerar, armazenar e distribuir informações sobre dados coletados da cidade. Tem como principal agente um carro equipado com duas câmeras de alta resolução, que filmam em 360 graus, circulando por toda a cidade, fotografando e filmando. Além do carro, o projeto conta com um Sistema Operacional Integrado (SOI) que realiza o zoneamento, identificando todas as áreas da cidade, independente das regiões e bairros já conhecidos.

Foto: Amilton André - SECOM

Foto: Amilton André – SECOM

O “Identificador” coletou informações para as secretarias de Infraestrutura e Planejamento Urbano (mapa da cidade, buracos, ruas pavimentadas, ruas que necessitam de pavimentação, etc.); Serviços Públicos (iluminação, limpeza urbana, calçadas e passeios); Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (áreas desmatadas, áreas de proteção ambiental, poluição, nascente de rios e lagos); Saúde (possíveis focos de dengue) e Fazenda (coletar dados sobre os terrenos públicos, propriedades e comércio).

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo