Através da parceria entre Secretaria da Educação (SEDUC) e Polícia Militar será realizada na próxima segunda-feira, 14, às 9h, no Alagoinhas Plaza Hotel, aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O objetivo é prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que levam a essas práticas desenvolvendo assim habilidades para resistir às mesmas.
Este ano vão participar 1.048 estudantes do ensino fundamental de 21 escolas da rede municipal, da sede e da zona rural. As aulas serão ministradas nas unidades escolares, nos turnos matutino e vespertino por oficiais da corporação, capacitados para a atividade. O Proerd terá um período de quatro meses. Será distribuído para os participantes o “Livro do Estudante”, cartilha contendo informações sobre o Programa e todo conteúdo pedagógico.
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 pela polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o Brasil. Conta com quatro currículos: Proerd para educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino fundamental, Proerd para o 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e Proerd para Pais/Responsáveis.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM