Instagram
Facebook
YouTube

Brasil e China firmam parceria histórica para fortalecer o mercado global de cervejas artesanais


11 de novembro de 2025, 15:40

União foi apresentada durante o encerramento do Brazilian International Beer Awards (BBA), em Alagoinhas (BA)

Com o apoio da Prefeitura Municipal de  Alagoinhas e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com patrocínio do Sebrae o Brazilian International Beer Awards consolida seu papel como um dos eventos mais influentes do setor cervejeiro global e reforça o protagonismo da Bahia como ponto de encontro entre tradição, inovação e internacionalização da cerveja artesanal.

Durante a cerimônia de premiação do, foi anunciada oficialmente uma parceria estratégica entre o BBA e o China International Beer Challenge (CBC). O termo de cooperação bilateral foi assinado pelo organizador do BBA, Develon da Rocha e o embaixador global do CBC, Tianchen Zhou, marcando o início de uma nova era de colaboração entre dois dos maiores polos cervejeiros do mundo.

O acordo contempla intercâmbio de jurados e capacitação conjunta, promoção de cervejas premiadas, apoio comercial e abertura de canais de distribuição, além de intercâmbio técnico e cultural de estilos e processos. A parceria une os dois principais concursos de cerveja da América do Sul e da Ásia, criando uma ponte inédita entre os mercados cervejeiros de Brasil e China.

A China, maior produtora e consumidora de cerveja do planeta, vive uma revolução criativa em seu segmento artesanal, integrando ingredientes típicos como chá, arroz e frutas sazonais às técnicas modernas de produção. Já o Brasil, terceiro maior produtor mundial, é reconhecido pela criatividade e pela valorização de seus biomas — com cervejas que trazem a diversidade de sabores da Amazônia e estilos nacionais, como a Catharina Sour, que vêm ganhando o mundo.

Essa parceria promete aproximar culturas e impulsionar a circulação internacional das melhores cervejas. O acordo prevê ainda que cervejas premiadas em um dos concursos tenham isenção de taxas de inscrição no outro, ampliando as oportunidades de visibilidade global para os produtores independentes.

Para Develon da Rocha, presidente da Sol Eventos e organizador do BBA, a cooperação representa “um passo importante para a integração entre as duas maiores potências cervejeiras do mundo”.

“Brasil e China compartilham vitalidade e imaginação únicas no universo da cerveja. Essa parceria promove a troca real de métodos de avaliação, a valorização dos estilos locais e a circulação internacional das cervejas premiadas. É uma honra ver produtos de qualidade chegarem a novos mercados e conquistarem mais paladares”, destacou Develon.

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo